Maiores erros na circulação de bicicletas elétricas na Grande Vitória
Excesso de velocidade e disputa de espaço com pedestres estão entre os principais problemas apontados pela Guarda de Vitória
Escute essa reportagem

As bicicletas elétricas têm facilitado o dia a dia de muitos capixabas, mas o excesso de velocidade onde há ciclovia ou ciclofaixa, além da disputa de espaço com pedestres, são apontados como os maiores erros de quem utiliza esse tipo de transporte.
Mais de 80 condutores de veículos autopropelidos, como patinetes elétricos e bicicletas elétricas, foram abordados durante uma ação educativa sobre o uso adequado de ciclomotores elétricos, realizada pela Guarda Municipal de Vitória em Jardim Camburi, na última terça-feira.
A atividade ocorreu em pontos estratégicos, como o calçadão da praia e próximo a escolas.
O gerente de Operações e Fiscalizações no Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, explica que onde há ciclovia e ciclofaixa, os condutores de bicicletas elétricas devem circular nesses locais a uma velocidade de até 32 km/h. Além disso, explica o gerente, eles não podem ir para a calçada ou calçadão disputar espaço com os pedestres.
Já em locais onde não há ciclofaixa ou ciclovia, é permitido circular no passeio a até 6 km/h.
“Os itens obrigatórios da bicicleta elétrica são: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais), espelho retrovisor no lado esquerdo e pneus em condições de segurança, porque, com o pneu não estando careca, ele pode frear em segurança”, afirmou.
A gerente de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) da Guarda de Vitória, Annelise Alves, diz que ações realizadas em locais como orla, escolas e parques proporcionam sensibilização para uma condução segura dos veículos.
Annelise Alves destaca que os ciclomotores são uma alternativa de mobilidade rápida e barata, e que não prejudicam o meio ambiente, mas que as pessoas precisam se preocupar com a sua segurança individual e a do outro.
“Então você respeitando as indicações de faixa de pedestre, você utilizando os equipamentos de proteção, entendendo a sinalização de travessias, de bicicletas, você vai estar contribuindo muito para a sociedade”, destaca a gerente da Gfap.
Saiba Mais
Orientações para proprietário
Erros mais comuns
o excesso de velocidade, onde há ciclovia ou ciclofaixa, e a disputa de espaço com pedestres são apontados pela Guarda de Vitória como os maiores erros de quem utiliza esse tipo de transporte.
Itens obrigatórios
Os itens obrigatórios da bicicleta elétrica são: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais), espelho retrovisor no lado esquerdo e pneus em condições ideais de segurança.
Fiscalização
O conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que as bicicletas elétricas e autopropelidos (como patinetes, monociclos, scooters elétricos, entre outros) não precisam de placa nem de registro.
São isentos desse tipo de regulamentação.
“Sem a placa não tem como fiscalizar. É só mesmo orientar. E é o papel que a gente tem feito”, afirma o gerente de Operações e Fiscalizações no Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários