Maiores erros de quem não consegue emagrecer

| 03/11/2020, 19:20 19:20 h | Atualizado em 03/11/2020, 19:30

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-11/372x236/maiores-erros-de-quem-nao-consegue-emagrecer-a76a989667e5ed4178668109d0813fa0/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-11%2Fmaiores-erros-de-quem-nao-consegue-emagrecer-a76a989667e5ed4178668109d0813fa0.jpeg%3Fxid%3D148831&xid=148831 600w, A estudante Ana Carolina de Oliveira Assis buscou ajuda de uma nutricionista, que preparou uma dieta equilibrada

Para aqueles que buscam perder peso e manter a saúde equilibrada, é preciso tirar a ideia de que o emagrecimento depende somente de associar alimentação e exercícios físicos.

Também é preciso deixar de procurar dietas em redes sociais e em páginas da internet e buscar por profissionais capacitados, para passarem o tratamento correto.

A estudante Ana Carolina de Oliveira Assis, de 24 anos, admite que aderiu a uma dieta que substituía uma refeição por suco verde, feito de couve, cenoura e laranja.

“Sempre fiz atividades físicas, mas nunca me alimentei bem, então procurei receitas na internet. Trocava a janta por um desses sucos e no outro dia queria comer tudo que via pela frente”, contou.

Depois disso, a jovem buscou ajuda de uma nutricionista, que preparou uma dieta equilibrada, tirando doces e frituras. “Perdi gordura e ganhei massa magra”.

A nutróloga Amanda Weberling disse que um dos primeiros erros cometidos ao querer emagrecer é focar na perda de peso e não no emagrecimento, que é perda de gordura. Perder peso envolve também a perda de massa muscular.

O emagrecimento também pode estar associado a fatores genéticos, psicológicos e hormonais. “Uma alimentação com excessos pode modificar a forma como o nosso gene se expressa. Fatores estressores podem fazer com que o paciente desenvolva o sobrepeso”.

Amanda alertou que pessoas ansiosas costumam exagerar em certos alimentos, como açúcares, e podem até ter compulsão alimentar.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Santa Rita de Cássia José Alberto Correia, o uso de produtos diuréticos para emagrecer provoca a perda de água, o que pode prejudicar os rins, e o paciente acredita que perdeu peso.

O cirurgião pontuou também que um outro erro é não diferenciar dieta de reeducação alimentar. “A dieta é um planejamento a curto prazo, para trazer o paciente para o eixo dele, e a reeducação alimentar é um hábito saudável que deve ser mantido”, explicou.

Para a coordenadora técnica da academia Bodytech e educadora física, Lorena Bello, o acompanhamento profissional durante o exercício físico é imprescindível, principalmente para evitar lesões. “As lesões mais comuns estão relacionadas às articulações do ombro e do joelho”, pontuou.

Mastigar rápido demais pode causar ganho de peso

Ingerir alimentos de maneira errada, mastigando rápido demais, pode ocasionar o ganho de peso. Isso porque, na pressa, a pessoa tende a não ter saciedade e fica mais propensa a cometer exageros na alimentação.

“Existem hormônios intestinais reguladores da fome que mandam sinal para o cérebro, informando que o organismo está cheio, e induzem a saciedade. Quando a pessoa come muito rápido, ela não consegue levar esse sinal tão rápido para o cérebro”, explicou a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

É preciso ter atenção com o horário. Comer tarde da noite não é indicado e pode causar ganho de peso. “Quando a pessoa tem insônia ou dorme muito tarde, tende a comer durante a noite. E, normalmente, busca por alimentos ricos em carboidratos e gorduras”, disse.

Gisele pontuou que, geralmente, esses indivíduos ficam mais cansados no dia seguinte, por não terem dormido bem, e não querendo fazer atividade física. “Isso vai virando um ciclo vicioso”, afirmou.

Treino mais prazeroso

O recepcionista João Pedro Ribeiro, de 21 anos, pratica atividade física desde os 16 anos, mas contou que a relação com o exercício melhorou quando começou a treinar com um profissional.

“Antes, era uma relação de obrigatoriedade, hoje penso mais na saúde e, como o treino é dinâmico, prazeroso”. Ele é acompanhado pela coordenadora técnica da academia Bodytech e educadora física, Lorena Bello.

Exercícios dinâmicos

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-11/372x236/maiores-erros-de-quem-nao-consegue-emagrecer-b17ba0a018fb84e0a178e154ee81b427/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-11%2Fmaiores-erros-de-quem-nao-consegue-emagrecer-b17ba0a018fb84e0a178e154ee81b427.jpeg%3Fxid%3D148832&xid=148832 600w, A estudante Brenda Gozzer, de 20 anos, não sentia vontade de ir para academia, mas se identificou com o crossfit
Às vezes, uma mudança de exercício pode fazer a relação com a atividade física melhorar. Esse foi o caso da estudante Brenda Gozzer, de 20 anos, que não sentia vontade de ir para academia, mas que se identificou com o crossfit.

“Por conta de os treinos serem mais dinâmicos e nada repetitivos, ao contrário da musculação, e por haver aulas em grupo, em que fiz muitas amizades, me identifiquei demais”.

Brenda disse que há cerca de um ano alterou os hábitos alimentares. “Comecei a perceber que precisava mudar, não para melhorar corpo, mas a saúde e o rendimento nos treinos”.


9 erros comuns


  1. Focar na perda de peso: Perda de peso não é emagrecimento. Emagrecer significa perda de gordura, enquanto que perder peso envolve também perda de massa muscular.
  2. Buscar resultado rápido: Muitas vezes, o processo é lento, e querer o resultado imediato pode criar frustração e fazer com que a pessoa retorne ao estágio inicial.
  3. Não ter uma rotina de treino: O exercício físico precisa de uma rotina, uma frequência. Não adianta fazer só de vez em quando.
  4. Fazer exercício sem acompanhamento profissional: Fazer atividade física é importante, mas com o acompanhamento adequado, para não fazer a tarefa de maneira errada e causar lesões. No caso de pessoas iniciantes ou que estejam há um tempo sem fazer exercício, é preciso preparo prévio e que o treino seja de baixa intensidade no início.
  5. Focar demais no exercício aeróbico: É preciso associar, de forma equilibrada, as atividades aeróbicas às de resistência, como musculação e funcional. Se mantiver só o exercício aeróbico, irá perder peso, mas uma hora ele irá se estabilizar.
  6. Manter o mesmo treino e a mesma dieta: É preciso estar em constante mudança, seja no treino, seja na dieta, para o corpo não retornar ao peso anterior. Na atividade física, opções são alternar entre corrida, caminhada, musculação, treino funcional e bicicleta, por exemplo.
  7. Usar produtos naturais dos quais não se sabe a origem: Nem tudo que é natural faz bem à pessoa. Antes de ingerir qualquer produto, inclusive ervas, é preciso saber a origem. Há ervas diuréticas que causam perda de água e podem causar problemas nos rins.
  8. Buscar dietas em redes sociais ou em materiais não científicos: Não se deve procurar dietas em redes sociais ou em páginas da internet. É preciso buscar um profissional capacitado, para passar o tratamento correto.
  9. Comer rápido e tarde da noite: Quando se come rápido, a pessoa não tem saciedade e fica propensa a cometer exageros. Comer tarde da noite pode causar sobrepeso. Geralmente, quem come tarde ingere alimentos gordurosos e ricos em carboidratos.

Fonte: Especialistas consultados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: