Labioplastia: entenda como é a cirurgia íntima feita pelas famosas
A labioplastia, também conhecida como ninfoplastia, corrige o tamanho e a forma dos lábios vaginais
Escute essa reportagem
![Imagem ilustrativa da imagem Labioplastia: entenda como é a cirurgia íntima feita pelas famosas](https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/220000/1200x720/Labioplastia-entenda-como-e-a-cirurgia-intima-feit0022990200202502131544-2.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%2Fimg%2Finline%2F220000%2FLabioplastia-entenda-como-e-a-cirurgia-intima-feit0022990200202502131544.jpg%3Fxid%3D1028480%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739610025&xid=1028480)
Primeiro lugar disparado! Desde 2013, o Brasil é líder mundial na realização de labioplastias, um dos tipos mais procurados de cirurgia íntima feminina, que corrige o tamanho e a forma dos pequenos lábios vaginais.
Famosas não ficaram de fora dessa técnica, também conhecida como ninfoplastia. A cantora Maiara, a advogada Deolane Bezerra, a ex-BBB Maíra Cardi, a influencer Geisy Arruda e a cantora Gretchen são alguns nomes.
“A gente tem que quebrar tabus. É uma cirurgia de reparação íntima. Para mim, não foi estético, foi uma correção, estou me sentindo muito bem”, disse Maiara.
Segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps), associação que reúne indicadores de 23 países, em 2023, foram realizados mais de 28 mil procedimentos de labioplastias no País. O segundo lugar ficou para os Estados Unidos, que somou cerca de 18 mil intervenções.
“Primeiro precisamos estabelecer o objetivo da labioplastia: diminuir os pequenos lábios? Corrigir assimetria? Depois que definimos, a paciente realiza os exames pré-operatórios”, explicou Natália Villarins, cirurgiã plástica, sobre o procedimento. Estando tudo correto, a mulher é encaminhada para realização da operação.
O cirurgião plástico Ariosto Santos contou que a cirurgia é feita com sedação e anestesia local, costumando demorar pouco mais de uma hora.
“A pessoa vai para casa e indico ficar três dias de repouso, evitando subir escadas, dirigir e dançar. Posteriormente, a gente aconselha a manter relações sexuais geralmente depois de 20 a 30 dias, depende de cada paciente”, disse.
Além da labioplastia, Natália afirmou que outras cirurgias da região íntima muito procuradas são a capuzplastia, onde é removido o excesso de pele que recobre o clitóris, e a lipoaspiração do monte de vênus, para aquelas pacientes que apresentam um aumento de gordura localizada na região.
Segundo o cirurgião plástico Cristiano Simões, também é muito frequente a procura pelo aumento do volume dos pequenos lábios, muitas vezes alcançado com a lipoenxertia, uma técnica cirúrgica que consiste em transferir gordura de uma parte do corpo para outra. “O resultado leva mais rejuvenescimento para a região”, contou.
Fique por dentro
Clareamento da vulva também é opção
Cirurgias na região íntima
Uma das cirurgias mais visadas na região íntima é a labioplastia, também conhecida como ninfoplastia. Por meio dela, é feita a correção do tamanho e assimetria dos pequenos lábios vaginais.
Indicação e funcionamento
É uma operação indicada para mulheres que enfrentam dificuldades durante a relação sexual, preocupações com a higiene ou simplesmente querem mudar a aparência.
Pode ser realizada a partir de diferentes técnicas cirúrgicas. É aplicada anestesia local. Tem duração de cerca de uma hora.
Outras cirurgias
Outros procedimentos bastante visados por mulheres são:
Capuzplastia
O procedimento remove o excesso de pele que recobre o clitóris. Indicação para a realização pode ser feita por questão funcional ou estética, especialmente quando causa desconforto e constrangimento.
Técnica mODERNA, utiliza o laser de CO2 para reduzir ou remodelar o prepúcio do clitóris.
Lipoenxertia Íntima
Promove o aumento do volume dos pequenos lábios. É uma técnica cirúrgica que consiste em transferir gordura de uma parte do corpo para outra. O resultado leva mais rejuvenescimento para a região.
Lipoaspiração do monte de Vênus
O monte de Vênus é a região que fica abaixo do abdômen, logo acima do púbis. O procedimento é voltado para aquelas pacientes que apresentam um aumento de gordura localizada na região.
Motivos
Segundo a cirurgiã plástica Natália Villarins, os motivos que têm contribuído para que muitas mulheres optem por cirurgias íntimas são desconforto com a região, uma vez que a genitália feminina também passa pelo processo de envelhecimento.
Há também o desconforto relacionado ao aumento dos pequenos lábios, causando dor na realização de atividades físicas, durante o ato sexual e também desconforto quando a mulher utiliza roupas mais apertadas.
Outros
Além de cirurgias, o clareamento da região da vulva é algo procurado por mulheres. São aplicadas medicações tópicas no local para atingir a coloração visada, seguindo um protocolo prescrito pelo médico.
Fonte: Especialistas consultados e pesquisa A Tribuna.
Comentários