X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jovens querem adiar efeitos da idade cada vez mais cedo

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o botox é o procedimento mais procurado por pessoas a partir dos 18 anos


Imagem ilustrativa da imagem Jovens querem adiar efeitos da idade cada vez mais cedo
A estudante de Odontologia, Larissa Resende, 30 Foto: Douglas Schneider |  Foto: Douglas Schneider/AT

Na busca por adiar os efeitos do envelhecimento, jovens têm buscado cada vez mais cedo procedimentos para manter uma pele lisinha e sem as marcas da idade.

LEIA TAMBÉM

Festa dos aprovados: estudantes do ES comemoram resultado no Sisu

Prouni: inscrições para o primeiro semestre terminam hoje

Laqueadura e vasectomia autorizadas aos 21 anos

Segundo dados  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a toxina botulínica, conhecida como  botox,  é o procedimento mais realizado, inclusive entre 18 e 30 anos. A procura, nos últimos três anos, chegou a aumentar 300%.

Nas redes sociais como o Tik Tok, adolescentes e jovens que já realizaram aplicações que afirmam serem “brandas” têm compartilhado postagens com a hashtag #babybotox. São mais de 70 milhões de publicações.

A médica dermatologista Ana Flávia Lemos confirmou a busca cada vez mais cedo por tratamentos para conter o envelhecimento, mesmo após os 18 ou 20 anos. 

Para ela, as redes sociais e a idade mais jovem influenciam, já que existe uma busca nesta idade por se enquadrar em padrões e melhorar a autoestima. “No caso da toxina botulínica, indico para pacientes acima dos 25 anos, caso o objetivo seja conter sinais do envelhecimento, já que após essa idade há  redução na produção do colágeno”. 

A médica dermatologista Thaiz Rigoni confirmou a procura maior por procedimentos contra  o envelhecimento, principalmente a partir dos 25 anos. “Isso tem acontecido não só entre  mulheres, mas  entre homens também. O mais  procurado é o botox”.

A médica alertou, no entanto, que é preciso ter cuidado com os exageros. “É importante indicação médica para evitar excessos”.

O cirurgião plástico Ariosto Santos também fez um alerta para o uso muito cedo do botox, até mesmo por adolescentes.  

“Não existem estudos que comprovem a eficácia do  procedimento como prevenção em quem tem a pele lisa. Por isso, a indicação para o botox é a partir dos 30 anos. Falar em uso preventivo do botox é como falar em usar antibiótico antes de apresentar infecção”. 

O cirurgião explica que a toxina botulínica paralisa temporariamente os músculos onde é aplicado  por cerca de quatro meses. “Temos percebido em pacientes que aplicam desde muito cedo a queixa de que o botox não tem mais efeito no organismo. Então precisam ser aplicadas doses ainda mais altas”.

Cuidados diários com a pele do rosto

Os cuidados com a pele já estão inseridos na rotina da estudante de Odontologia Larissa Resende, de 30 anos.

Ela contou que todos os dias antes de dormir faz lavagem do rosto e aplicação de produtos indicados pela médica  dermatologista. Ao acordar, ela também não deixa de fazer todo o ritual: aplicar vitamina C e  protetor solar antes da maquiagem. 

Imagem ilustrativa da imagem Jovens querem adiar efeitos da idade cada vez mais cedo
A estudante de Odontologia, Larissa Resende, 30 Foto: Douglas Schneider |  Foto: Douglas Schneider/AT

“Além dos cuidados diários, que sempre fui disciplinada, também faço  aplicações de botox há alguns anos para suavizar aquelas ruguinhas ao lado  dos olhos, que me incomodam. Não faço de forma constante, mas às vezes eu faço o retoque para melhorar o aspecto”, revelou a estudante.  

COMBATE AO ENVELHECIMENTO DA PELE

Botox

- A Toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura de onde ela é aplicada. Dessa forma, é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. 

- Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas, “pés de galinha” nos cantos dos olhos,  linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como “pescoço de peru”.

- Apesar de ser indicada por médicos geralmente acima dos 25  ou 30 anos, tem sido buscado como tratamento cada vez mais cedo. 

Bioestumuladores de colágeno

O tratamento é feito à base de  substâncias que estimulam a produção de colágeno quando são injetadas em determinadas camadas da pele. 

Podem ser utilizados também para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. 

Lasers

- Com aparelhos cada vez mais modernos, os lasers também são usados  para tratar lesões pigmentadas, como manchas, melasma e olheiras.

- Além disso, dependendo da tecnologia, são usados como forma de estimular o colágeno e reduzir a flacidez, complementando o tratamento de rejuvenescimento. 

Cuidados preventivos

- Segundo médicos, a melhor forma de adiar o envelhecimento da pele são os cuidados diários preventivos, como uso de produtos e cremes, além de uso diário de filtro solar.

Fonte: médicos consultados

Famosas que aderiram a procedimentos

Angélica

Aos 49 anos, a apresentadora revelou durante entrevista há alguns anos que faz uso de botox desde os 14 anos. Apesar disso, ela contou que nunca fez outros procedimentos estéticos no corpo e que sempre gostou muito de praticar exercícios.

Kim Kardashian

Conhecida pelo corpo exuberante, a empresária de 42 anos admitiu em entrevista que cuida muito da pele, principalmente com lasers. Também admitiu ter feito uso de aplicações de botox. 

Segundo revistas americanas, o uso da toxina botulínica teria começado aos 20 anos.

Virgínia e Zé Felipe

A influenciadora digital, de 23 anos, e o cantor, de 24 anos, já revelaram ser adeptos  e até mostraram  tratamentos como o botox. Segundo eles, o produto é usado de forma “preventiva”. 

Virgínia chegou a mostrar que o botox  também faz parte do tratamento contra dores de cabeça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: