X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jacaré de 2,5 metros é capturado na Serra


Ouvir

Escute essa reportagem

Um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado em área de preservação no Complexo de Tubarão, na Serra, e surpreendeu pelo tamanho. O animal tem dois metros e meio e pesa 65 quilos.

Imagem ilustrativa da imagem Jacaré de 2,5 metros é capturado na Serra
Jacaré resgatado na Arcelor é devolvido a lago por equipe do projeto CAIMAN |  Foto: Kadidja Fernandes

Ele foi encontrado dentro de uma lagoa por trabalhadores da empresa ArcelorMittal no domingo. Os pesquisadores do Projeto Caiman, que desenvolve pesquisa para promover a conservação da espécie no Espírito Santo, fizeram o resgate do animal.

“Quando a gente viu, foi uma surpresa, porque não é comum um animal desse tamanho. Um verdadeiro dinossauro”, disse o coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega.

Segundo o coordenador, um jacaré-de-papo-amarelo desse tamanho é um evento raro. “Para ter chegado a esse tamanho, ele tem uns 30 anos, o que é muito raro. Essa espécie é um bicho ameaçado de extinção no Estado. É uma alegria encontrar um bicho deste tamanho”.

O jacaré ganhou até um nome carinhoso da equipe, em homenagem ao local onde foi encontrado: Arcelino.

Os pesquisadores agora vão estudar os hábitos do animal e a área onde vive.

“Colocamos um rádio-colar no dorso dele e, sob a pele, um chip de geolocalização. Nós estamos fazendo isso com jacarés que resgatamos desde o ano passado. Até agora, foram sete com esse chip”, explicou o coordenador.

Para colocar o GPS, a equipe de veterinários e biólogos aplicou uma injeção para deixar Arcelino mais calmo. “Ele foi sedado para fazermos os procedimentos. Foi bem rápido e, logo depois, ele acordou. No mesmo dia, foi devolvido à sua área, na própria lagoa”, disse Yhuri.

O sinal do GPS é enviado de hora em hora para um aplicativo. Com os dados, será possível saber a área de proteção, por exemplo, para que, assim, seja possível a criação de políticas públicas para ajudar na preservação.

Segundo os coordenadores, o Espírito Santo é o único estado a usar essa tecnologia específica.
“É gratificante ver esse animal no seu ambiente natural. Com o trabalho que desenvolvemos aqui, a tendência é continuarmos achando animais desse tamanho”, completou Yhuri.

Animal em risco de extinção no Estado

Curiosidades

  • O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil que pertence à família dos Alligatoridae e seu nome científico é Caiman latirostris.
  • Possui o focinho maior que todos os crocodilos e seu nome origina deste fato. O nome vem do latim: lati (amplo ou largo) e rostris (focinho ou nariz).
  • Carnívoro, seu ciclo de vida é longo, podendo viver de 50 a 70 anos.
  • Ele mede, em média, dois metros, mas existem registros de animais da espécie com até 3,5 metros de comprimento.
  • Durante a fase do acasalamento, esses animais costumam ter na área do papo a cor amarela, o que deu origem ao seu nome popular.
  • Sua mordida é tão forte que pode até quebrar um casco de tartaruga com facilidade. Seu corpo é repleto de placas duras e sua cauda tem formato de serra, sendo resistente como um chicote.
  • Alimentam-se, principalmente, de peixes, morcegos, aves, crustáceos, moluscos e, até mesmo, outros répteis (cobras, por exemplo). Sua alimentação pode variar de acordo com seu tamanho.
  • Na área de preservação da empresa ArcelorMittal há, pelo menos, 500 jacarés-de-papo-amarelo, sendo o local com maior número de animais da espécie no Estado, onde está em risco de extinção.
  • O jacaré-de-papo-amarelo é encontrado em pântanos, rios, charcos e riachos, que oferecem grande quantidade de vegetação aquática.
  • É encontrado também em regiões com água salobra ou salgada.
  • No Brasil, é raro encontrar um animas “velho” da espécie, porque são atacados por caçadores.
Fonte: Projeto Caiman.

“Ele é um rei da Mata Atlântica”

O jacaré-de-papo-amarelo Arcelino, encontrado na Serra, já foi devolvido à natureza e está sendo monitorado por GPS. O tamanho do animal (2,5 metros de comprimento) chamou a atenção dos veterinários e pesquisadores do Projeto Caiman, que resgata e cuida da espécie na Grande Vitória.

A Tribuna – Como foi a reação quando encontraram o animal deste tamanho?

Yhuri Nóbrega – É uma alegria encontrar um bicho deste tamanho, extremamente raro. Ele é um rei da Mata Atlântica.

O jacaré-de-papo-amarelo é um bicho ameaçado de extinção no Estado. Encontrar um animal desse tamanho, saudável e um grande reprodutor é, de fato, uma mensagem de esperança e um gás para a gente salvar a espécie.

Por que a espécie está ameaçada de extinção no Estado?
Ele está no foco dos caçadores, que os caçam para matar e se alimentar da carne, além de usar sua pele para comercialização.

Foi colocado um GPS no jacaré. Por quê?
O trabalho de monitoramento é feito para entender como o jacaré usa os ambientes. A partir disso, dá para saber o que pode ser feito para conservar o lugar que ele vive e preservar a espécie.

Por que o tamanho do jacaré surpreendeu?
Infelizmente, a espécie não vive o suficiente para crescer até esse tamanho. É capturada ou não sobrevive, por conta da urbanização.

Há outros sendo monitorados?
Outros sete. Isso é para que seja possível criarmos políticas públicas para ajudar na preservação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: