INSS começa a entregar documentos via drive-thru na segunda-feira
No fim de julho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia adiou para o próximo dia 24 o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS, que abrirão inicialmente para segurados com horário agendado previamente pelos canais remotos.
Enquanto o atendimento não é retomado, segurados que forem notificados de pendências poderão entregar documentos em urnas instaladas nas agências, por meio do projeto “Exigências Expressa”. O modelo começou a ser utilizado em julho em algumas agências capixabas, e agora foi ampliado para todas unidades.
“Funciona semelhante a um 'drive-thru'. O segurado coloca a cópia da documentação em um envelope e deixa na caixa, disponível na porta da agência. Não há contato físico, o que garante a segurança nesse tempo de pandemia”, explicou a gerente da agência do INSS em Vitória, Melânia Marques.
Para entregar o documento, o segurado precisa antes agendar a entrega, por meio do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS. A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deve haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação), além de uma declaração de próprio punho, assinada pelo segurado, se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.
As cópias devem estar legíveis e sem rasuras, e não é emitido nenhum protocolo de entrega, já que não há contato físico.
O INSS alertou que a Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Neste caso, a documentação deve ser enviada pelo site ou aplicativo.
Os canais digitais (site e aplicativo) continuam recebendo exigências dos demais benefícios, onde também está disponível o acompanhamento da análise.
Cópias legíveis, identidade e declaração
Exigência Expressa
- O inss passou a receber documentos faltantes para destravar a análise de benefícios como a aposentadoria em todas as 28 agências no Espírito Santo.
- A documentação poderá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, em urnas instaladas na entrada das agências.
- É preciso agendar com antecedência a entrega, ligando para o número 135, acessando o site www.inss.gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS.
- A entrega expressa de documentos não se aplica aos pedidos de antecipação de auxílio-doença.
Envelope
- Os documentos para entrega expressa devem ser cópias legíveis, além de cópia de um documento de identidade com foto e declaração de veracidade do segurado.
Retorno do atendimento
- O atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para ser retomado no próximo dia 24.
- Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial (seis horas) e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
- Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social e cumprimento de exigência, entre outros.