Ifes retorna com as aulas práticas na próxima semana
Escute essa reportagem
Após um período de transição entre as aulas online e presenciais, os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começam a voltar em definitivo para as salas de aula a partir da próxima semana.

É quando o Ifes inicia a etapa de retorno escalonado ao ensino presencial, priorizando os cursos com mais aulas práticas. A data para a volta vai depender de cada um dos 22 campus do Estado. O de Vitória, por exemplo, começa a retornar a partir da próxima terça-feira.
“Em Vitória, pelo volume de estudantes, o retorno está sendo aos poucos. Até então, estavam retornando os alunos finalistas. Agora, a volta será intensificada para as atividades práticas de laboratório. A ideia é dar vazão nessas disciplinas”, afirmou a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky.
Em todo o Estado, a prioridade de retorno presencial será para os cursos com atividades práticas, que ficaram mais atrasados por conta do ensino somente online. Entre eles, estão cursos como Mecânica, Eletrotécnica, Química, Agropecuária e Agroindústria.
“Esses cursos vão fazer o retorno prioritário, e as demais turmas vão escalonando no retorno”, explicou Adriana.
Além do planejamento para atender as atividades práticas, cada campus está fazendo adequações para receber os alunos. “Por conta disso, o retorno é diferenciado. Alguns já até voltaram com todos os estudantes este mês, enquanto outros, só com os finalistas. Mas em outubro começa o retorno de grupos maiores”, ressaltou a pró-reitora.
O Ifes chegou a prever um retorno presencial em fevereiro deste ano, mas o avanço da segunda onda da pandemia de covid-19, na época, fez a instituição adiar a volta. Desde então, foi iniciado um processo de transição.
Após o retorno, os alunos vão passar por um diagnóstico para saber como está o aprendizado.
“A avaliação terá como objetivo planejar as próximas práticas pedagógicas e o que precisa ser focado a partir de agora”, afirmou Adriana.
Apesar desse retorno, o Ifes vai avaliar a situação dos alunos de forma pontual, definindo a permanência de alguns no modelo online. Isso poderá ser feito, por exemplo, para quem tem familiar do grupo de risco.
Comentários