X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ifes retorna com as aulas práticas na próxima semana


Ouvir

Escute essa reportagem

Após um período de transição entre as aulas online e presenciais, os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começam a voltar em definitivo para as salas de aula a partir da próxima semana.

Imagem ilustrativa da imagem Ifes retorna com as aulas práticas na próxima semana
Ifes de Vitória: retorno definitivo dos estudantes para as salas de aula começa a partir da próxima terça-feira |  Foto: Douglas Schneider/AT

É quando o Ifes inicia a etapa de retorno escalonado ao ensino presencial, priorizando os cursos com mais aulas práticas. A data para a volta vai depender de cada um dos 22 campus do Estado. O de Vitória, por exemplo, começa a retornar a partir da próxima terça-feira.

“Em Vitória, pelo volume de estudantes, o retorno está sendo aos poucos. Até então, estavam retornando os alunos finalistas. Agora, a volta será intensificada para as atividades práticas de laboratório. A ideia é dar vazão nessas disciplinas”, afirmou a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky.

Em todo o Estado, a prioridade de retorno presencial será para os cursos com atividades práticas, que ficaram mais atrasados por conta do ensino somente online. Entre eles, estão cursos como Mecânica, Eletrotécnica, Química, Agropecuária e Agroindústria.

“Esses cursos vão fazer o retorno prioritário, e as demais turmas vão escalonando no retorno”, explicou Adriana.

Além do planejamento para atender as atividades práticas, cada campus está fazendo adequações para receber os alunos. “Por conta disso, o retorno é diferenciado. Alguns já até voltaram com todos os estudantes este mês, enquanto outros, só com os finalistas. Mas em outubro começa o retorno de grupos maiores”, ressaltou a pró-reitora.

O Ifes chegou a prever um retorno presencial em fevereiro deste ano, mas o avanço da segunda onda da pandemia de covid-19, na época, fez a instituição adiar a volta. Desde então, foi iniciado um processo de transição.

Após o retorno, os alunos vão passar por um diagnóstico para saber como está o aprendizado.

“A avaliação terá como objetivo planejar as próximas práticas pedagógicas e o que precisa ser focado a partir de agora”, afirmou Adriana.

Apesar desse retorno, o Ifes vai avaliar a situação dos alunos de forma pontual, definindo a permanência de alguns no modelo online. Isso poderá ser feito, por exemplo, para quem tem familiar do grupo de risco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: