X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Idosos usam criatividade e talento para aumentar renda

Após dedicar boa parte da vida ao trabalho, muitos aposentados vivem agora uma fase repleta de desafios e possibilidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Idosos usam criatividade e talento para aumentar renda
Idosos usam criatividade e talento para aumentar renda |  Foto: Leone Iglesias/AT

Na data em que se celebra o Dia dos Aposentados, pessoas que dedicaram boa parte de suas vidas ao trabalho agora vivem uma fase repleta de desafios e possibilidades. Muitos idosos encontram na criatividade e no talento uma forma de complementar a renda.

Um exemplo é o Sebastião Lourenço da Silva, o Tião, de 77 anos. Ele decidiu, há dois anos, começar a produção artesanal do “Doces do Vovô”, com quitutes como pé de moleque e doces de leite em pó (popularmente conhecidos como “leite ninho”).

“Juntei a força de vontade com a necessidade. Eu mesmo faço os doces e vendo. Tenho um filho que é motorista de aplicativo. Ele vende para os passageiros também. Sempre trabalhei bastante e agora, mesmo aposentado, não pretendo parar. Além da renda extra, é algo que me faz estar em movimento”, conta.

A psicóloga e diretora da Psico Store Gente e Gestão, Martha Zouain, destacou que a experiência de vida e os hobbies adquiridos ao longo dos anos podem ser poderosos aliados no empreendedorismo, especialmente para idosos.

“Com o tempo, eles acumulam conhecimentos técnicos, habilidades interpessoais e inteligência emocional, que são diferenciais competitivos importantes. Além disso, hobbies e paixões, como artesanato, culinária, jardinagem ou costura, podem ser transformados em negócios bem-sucedidos”.

Para ela, essas atividades não apenas geram renda, mas também trazem uma sensação de realização pessoal, pois permitem que o idoso empreenda em algo que reflete sua identidade e seus valores.

“Gostar do que se faz é essencial, especialmente porque empreender exige dedicação, resiliência e envolvimento emocional. No entanto, há casos em que o empreendedorismo surge por necessidade, e nem sempre é possível atuar em algo que realmente se ama. Nessas situações, a satisfação pode vir de outras formas, como a conquista da autonomia financeira”.

O coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Jânio Araújo, destacou que o Dia Nacional dos Aposentados é uma data que deveria ser comemorada e celebrada com alegrias e realizações.

“Mas infelizmente não é exatamente isso que acontece. Nossos aposentados estão sendo obrigados a se reinventar e retornar ao mercado de trabalho, mesmo que, informalmente, para complementar sua renda, e aliviar as dificuldades da velhice”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: