Humilhações em jogos de internet vão parar na polícia

| 23/06/2021, 18:00 18:00 h | Atualizado em 23/06/2021, 18:07

O ambiente é virtual e descontraído, mas, por trás da tela do computador se escondem crimes de verdade. Injúria racial, ameaças, perseguição e humilhações são alguns deles.

Os crimes extrapolam o momento de diversão e se tornam cada vez mais comuns durante os jogos online. No período de isolamento social, o problema ficou ainda mais evidente, com casos indo parar na delegacia.

Foi o que aconteceu com o publicitário Octavio Baioco Aguiar, de 32 anos. Durante uma partida do popular jogo “Counter-Strike: Global Offensive”, ele sofreu injúria racial e ainda foi ameaçado de morte.

“Era um grupo fechado e, quando minha equipe começou a ganhar, um dos adversários escreveu para mim: ‘tinha que ser preto mesmo, nem o inferno te quer’. Fiquei desestabilizado. Senti muita raiva e, depois, medo, pois quando reclamei, ele falou que viria até a Serra, onde eu moro, para me matar”.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-06/372x236/octavio-baioco-1d599dd20945279cc6feb40ba4c13680/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-06%2Foctavio-baioco-1d599dd20945279cc6feb40ba4c13680.jpeg%3Fxid%3D178012&xid=178012 600w, O publicitário Octavio Baioco  abriu um boletim de ocorrência na delegacia após  ser ameaçado durante jogo

Octavio conta que já tinha visto situações como essa no jogo, mas foi a primeira vez que sofreu na pele.

“Entrei no perfil dele e achei as redes sociais. Vi que ele é dono de uma clínica odontológica de Vila Velha. Ele atende muita gente, e tenho certeza, que muitos negros. Será que ele trata os outros assim?”, questionou o publicitário, que abriu um boletim de ocorrência na delegacia.

O ofensor foi denunciado pelo crime de injúria racial, que prevê pena de prisão de um a três anos, além de multa. Se for enquadrado como racismo (quando a discriminação afeta todo um coletivo), o crime é inafiançável e tem pena de prisão de um a cinco anos.

O morador de Vila Velha também foi denunciado por ameaça, que prevê pena de detenção de um a seis meses e multa. “Quero que ele seja punido para que as pessoas não pensem que a internet é terra sem lei”, afirmou Octavio.

O delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, garante que crimes como esses praticados pela internet, mesmo durante jogos, são investigados e os autores podem ser punidos.

“Por estar em um ambiente virtual, muitos pensam que não serão identificados e punidos. Pelo contrário: serão identificados e vão responder pelos atos. Mas é preciso que haja denúncia”.

O delegado ressalta que é importante que a vítima leve o maior número de informações possíveis, como prints e perfil do autor.


Os crimes mais cometidos durante os jogos


Injúria racial

  • É o crime em que o agressor ofende uma pessoa determinada, utilizando referências de etnia, cor ou raça.

  • Pena: prisão de um a três anos, além de multa.

  • Se for enquadrado como racismo (quando a discriminação afeta o coletivo), o crime é inafiançável e tem pena de prisão entre 1 e 5 anos.

Extorsão

  • Quando o autor consegue obter vantagem econômica, por meio de ameaça ou violência, prática comum em jogos que envolvem dinheiro.

  • Pena: prisão de 4 a 10 anos, e multa.

Ameaça

  • Consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave.

  • Pena: detenção de um a seis meses e multa.

Roubo/golpe

  • Envolve o roubo de contas em jogos, geralmente contas com dinheiro.

  • Pena: pode ser de até oito anos de prisão, em caso de agravantes previstos.

Fonte: Especialistas consultados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: