Hotel vai ter café, museu e shows em Guarapari
Radium Hotel foi referência no turismo do Espírito Santo, até ter seu funcionamento interrompido
Escute essa reportagem

Fechado desde 1992, o Radium Hotel, no Centro de Guarapari, se prepara para receber uma grande obra de revitalização ainda este ano. A ordem de serviço para o início da reforma será assinada hoje, em um evento com a presença do governador Renato Casagrande.
Durante décadas, o hotel foi referência no turismo do Espírito Santo, até ter seu funcionamento interrompido.
Depois disso, tornou-se um dos monumentos mais icônicos da cidade, sendo tombado como bem cultural e arquitetônico pelo governo do Estado em 1998.
Agora, o prédio ganhará uma nova funcionalidade: sua reabertura será possível devido a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fecomércio-ES, por meio do Senai e do Sesc.
O espaço será transformado em um Centro de Inovação para o Turismo.
O governo do Estado vai investir R$ 23,7 milhões na transformação do local, que contará com café, museu, área para exposições, salas de aula e uma incubadora.
A Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, onde o hotel está localizado, também será revitalizada e ganhará palco para shows, fonte interativa e espaço para eventos.
“Guarapari faz parte da história do nosso Estado e é a maior referência do turismo capixaba. Estamos investindo para transformar o prédio em uma escola do turismo”, disse Casagrande, ao lançar o edital de revitalização do espaço em janeiro.
“É uma conquista extraordinária que vai ajudar a qualificar o setor, trazendo mais oportunidades para os capixabas”.
A empresa responsável pela obra será a mesma que realizou a restauração do Palácio Anchieta, em Vitória. A previsão é que a reforma comece logo após a assinatura da ordem de serviço e seja concluída em até 360 dias.
Segundo o responsável pela Secti, Bruno Lamas, a estrutura única e histórica do Radium será recuperada mantendo suas características originais.
Os relevos da fachada e a estrutura do telhado principal serão preservados, e os balaústres das sacadas passarão por um minucioso processo de restauração.
“O restauro e a revitalização do edifício também incluem a recuperação dos vestígios do muro histórico que delineava todo o perímetro da praça”, acrescentou o secretário.
Radium foi um dos hotéis mais chiques do País
Inaugurado em 1953, o Radium Hotel já foi um dos mais luxuosos e imponentes do Brasil. Planejado inicialmente como uma Escola Naval, o prédio foi adaptado para funcionar como um hotel-cassino de padrão internacional, em frente à Praia da Areia Preta, famosa pelas areias monazíticas.
Com 140 quartos, salões de jogos e duas suítes especiais para autoridades, o Radium recebia artistas, políticos e empresários da elite nacional, sendo símbolo de uma era dourada para o turismo em Guarapari.
Segundo historiadores, seu sucesso impulsionou a construção de importantes obras, como o aeroporto e a ponte Jones dos Santos Neves. O glamour, no entanto, começou a ruir em 1964, com a proibição dos jogos de azar no Brasil.
O hotel passou por fases de gestão pública e, mesmo em decadência, manteve as portas abertas até 1992, quando foi fechado pelo Corpo de Bombeiros devido à deterioração da estrutura.
Tombado como patrimônio cultural e arquitetônico em 1998, o edifício será transformado no Centro Estadual de Inovação para o Turismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários