Governo prepara mudanças em 10 terminais do Transcol

| 21/02/2020, 14:01 14:01 h | Atualizado em 21/02/2020, 14:43

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-02/372x236/governo-prepara-mudancas-em-10-terminais-do-transcol-33bbcbae0753655ed3fc1b9279af97f0/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-02%2Fgoverno-prepara-mudancas-em-10-terminais-do-transcol-33bbcbae0753655ed3fc1b9279af97f0.jpg%3Fxid%3D109726&xid=109726 600w, Terminal de Carapina vai mudar para novo espaço, às margens da BR-101, próximo ao viaduto da Vale

O governo do Estado prepara mudanças para modernizar os 10 terminais de ônibus do Sistema Transcol. A intenção é transferir a administração dos locais para a iniciativa privada, que ficará responsável por fazer a manutenção, garantir a segurança e criar estruturas mais modernas.

Os terminais poderão ter, por exemplo, internet wi-fi, espaço para embarque e desembarque de carros de aplicativos, bicicletas compartilhadas e até estacionamento.

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Quatro concessionárias manifestaram interesse em administrar os terminais. Elas terão 90 dias para apresentar os projetos, inclusive com a criação do Terminal de Viana, que é obrigatória no contrato que será assinado.

A previsão é de que o Terminal de Viana fique na região do bairro Marcílio de Noronha. Atualmente, 28 linhas circulam no município, levando cerca de 590 mil passageiros por dia. “Existe uma demanda muito grande”, justificou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Serão contemplados com melhorias os terminais de Jacaraípe, Carapina e Laranjeiras, na Serra; Campo Grande, Jardim América e Itacibá, em Cariacica; e Vila Velha, São Torquato, Ibes e Itaparica, em Vila Velha.

Carapina

No bairro Carapina, na Serra, um novo terminal será construído. Ele ficará às margens da BR-101, próximo ao viaduto da Vale. “Será um terminal em um local melhor, com mais infraestrutura e mais conectado aos bairros. O antigo ficou pequeno e não comporta a demanda”, afirmou Fábio Damasceno.

Este novo terminal, no entanto, será construído pela empresa que ficará responsável pelo projeto do trem urbano para ligar os municípios de Serra e Vitória. De acordo com Damasceno, sete empresas manifestaram interesse e também têm um prazo de 90 dias para apresentar o projeto.

Além de receber os ônibus, a ideia é de que o novo Terminal de Carapina funcione como ponto de partida para o trem urbano, que passará por um trecho de 16 quilômetros, passando pela BR-101, avenidas Fernando Ferrari, Leitão da Silva, Cezar Hilal e centro da capital, até a Rodoviária.

O governo ainda vai analisar se o antigo será desativado, ou se continuará funcionando para complementar o novo. Ainda não há prazos para contratação das obras.

Leia Mais: Terminal de Itaparica reabre em agosto


Saiba Mais 


Parceria Público-Privada

  • O governo do Estado abriu dois editais para Parcerias Público-Privada (PPP). Ambas envolvem melhorias para a mobilidade urbana da Grande Vitória.

Terminais do Transcol

  • Uma concessionária vai assumir a gestão dos 10 terminais que atualmente existem na Grande Vitória: Jacaraípe, Carapina e Laranjeiras, na Serra; Campo Grande, Jardim América e Itacibá, em Cariacica; e Vila Velha, São Torquato, Ibes e Itaparica, em Vila Velha.

  • Quatro empresas manifestaram interesse.

  • A empresa escolhida ficará responsável por fazer a manutenção, obras, segurança e melhorias.

  • Os terminais poderão ter, por exemplo, internet wi-fi, espaço para embarque e desembarque de carros de aplicativos, bicicletas compartilhadas e até estacionamento.

Terminal de Viana

  • Além disso, a empresa será obrigada por contrato a construir um terminal em Viana. A previsão é de que ele fique na região do bairro Marcílio de Noronha.

Carapina e trem urbano

  • A outra concessão é para o projeto do trem urbano que vai ligar os municípios de Serra e Vitória.

  • Além disso, será construído um novo terminal em Carapina, às margens da BR-101, próximo ao viaduto da Vale.

  • o novo terminal de Carapina vai funcionar como ponto de partida para o trem urbano, que passará por um trecho de 16 quilômetros, passando pela BR-101, avenidas Fernando Ferrari, Leitão da Silva, Cezar Hilal e centro da capital, até a Rodoviária.

  • Sete empresas manifestaram interesse.

Projetos

  • As empresas terão 90 dias para apresentar os projetos, que serão analisados pelo governo do Estado.

  • Ainda não há prazos para contratação das obras.

Fonte: Secretaria do Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

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