X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do Estado alerta para fortes chuvas: "Precisamos continuar mobilizados"

Tendência é de fortes chuvas principalmente no Norte e Noroeste do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, gravou um vídeo ao lado do Comandante Cerqueira, dos Bombeiros Militares e do Tenente-Coronel Rigoni, diretor de operações do Centro de Inteligência da Defesa Civil, alertando à população sobre os risco ainda presentes com as fortes chuvas previstas para esta quarta (08) e quinta-feira (09).

"Ontem tivemos uma pancada de chuva muito intensa e as coisas estão caminhando para voltar á normalidade, mas nós precisamos continuar mobilizados", disse Ferraço no vídeo compartilhado no Instagram. Ele ainda mostra o mapa atualizado com a previsão de chuvas, que aponta uma tendência forte de chuvas principalmente no Norte e no Noroeste do Estado.

"As pessoas precisam estar muito atentas e priorizando sobretudo a preservação das vidas, que é o nosso maior patrimônio", alertou o vice-governador.

Veja na íntegra:

ALERTA

O Espírito Santo recebeu um alerta vermelho para grande acumulado de chuva, entre esta quarta (08) e quinta-feira (09). Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu outros três avisos — dois laranjas e um amarelo — para o risco de chuvas intensas no Estado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10).

O alerta vermelho, válido até as 10 horas de quinta-feira, abrange principalmente cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana e também a Grande Vitória. A previsão é de que o volume de chuva nesses municípios seja superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.

Esse grande acumulado de água, segundo o Inmet, deve provocar grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas.

A orientação para os moradores dessas cidades é ficar atento em eventuais alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. Além disso, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação, a orientação é proteger os pertences da água, envoltos em sacos plásticos.

O Inmet também emitiu dois alertas laranjas, que representam perigo de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h — ou 50 e 100 mm/dia —, além de ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h.

Um desses avisos meteorológicos abrange municípios das regiões Sul, Serrana e também do Caparaó, e é válido até as 10 horas de quinta-feira. Já o outro se estende até as 10 horas de sexta-feira, atingindo cidades da Grande Vitória e das regiões Serrana, Noroeste e Norte.

Por sua vez, o alerta amarelo, válido até as 10 horas de quinta, abrange principalmente o Litoral Sul do Estado e algumas cidades das regiões Sul e Serrana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: