Governo do Estado alerta para fortes chuvas: "Precisamos continuar mobilizados"
Tendência é de fortes chuvas principalmente no Norte e Noroeste do Estado
Escute essa reportagem
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, gravou um vídeo ao lado do Comandante Cerqueira, dos Bombeiros Militares e do Tenente-Coronel Rigoni, diretor de operações do Centro de Inteligência da Defesa Civil, alertando à população sobre os risco ainda presentes com as fortes chuvas previstas para esta quarta (08) e quinta-feira (09).
"Ontem tivemos uma pancada de chuva muito intensa e as coisas estão caminhando para voltar á normalidade, mas nós precisamos continuar mobilizados", disse Ferraço no vídeo compartilhado no Instagram. Ele ainda mostra o mapa atualizado com a previsão de chuvas, que aponta uma tendência forte de chuvas principalmente no Norte e no Noroeste do Estado.
"As pessoas precisam estar muito atentas e priorizando sobretudo a preservação das vidas, que é o nosso maior patrimônio", alertou o vice-governador.
Veja na íntegra:
ALERTA
O Espírito Santo recebeu um alerta vermelho para grande acumulado de chuva, entre esta quarta (08) e quinta-feira (09). Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu outros três avisos — dois laranjas e um amarelo — para o risco de chuvas intensas no Estado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10).
O alerta vermelho, válido até as 10 horas de quinta-feira, abrange principalmente cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana e também a Grande Vitória. A previsão é de que o volume de chuva nesses municípios seja superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.
Esse grande acumulado de água, segundo o Inmet, deve provocar grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas.
A orientação para os moradores dessas cidades é ficar atento em eventuais alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. Além disso, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação, a orientação é proteger os pertences da água, envoltos em sacos plásticos.
O Inmet também emitiu dois alertas laranjas, que representam perigo de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h — ou 50 e 100 mm/dia —, além de ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h.
Um desses avisos meteorológicos abrange municípios das regiões Sul, Serrana e também do Caparaó, e é válido até as 10 horas de quinta-feira. Já o outro se estende até as 10 horas de sexta-feira, atingindo cidades da Grande Vitória e das regiões Serrana, Noroeste e Norte.
Por sua vez, o alerta amarelo, válido até as 10 horas de quinta, abrange principalmente o Litoral Sul do Estado e algumas cidades das regiões Sul e Serrana.
Comentários