X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do ES inicia reforma no Centro Cultural Carmélia

Espaço vai passar por revitalização completa. A previsão de entrega é em março de 2026


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES inicia reforma no Centro Cultural Carmélia
Revitalização deve ser finalizada em 2026 | Foto: SECOM

O Governo do Estado assinou a ordem de serviço para o início da obra de revitalização do Centro Cultural Maria Carmélia de Souza. A reforma terá duas etapas e deve ser finalizada em março de 2026.

O projeto abrange todo o espaço, o que não acontecia há algum tempo. A partir de 2010, apenas os gabinetes que eram ocupados pela TVE passaram por reformas para garantir o funcionamento da emissora. No total, a obra exige recursos da ordem de R$ 25 milhões.

A primeira fase da revitalização vai reformar as fachadas e a cobertura. A empresa responsável tem o prazo de 165 dias corridos para concluir o trabalho contando a partir dessa quarta-feira (08). Já a segunda etapa abrange as áreas externa e interna do espaço e o edital de seleção da empresa deve ser publicado no primeiro trimestre de 2025.

Histórico do Centro Cultural Carmélia

O Centro Cultural Carmélia foi inaugurado em 1986, depois que a União cedeu o imóvel para o Governo do Estado. O lugar, que nasceu vocacionado para a cultura e as artes, tornou-se um dos espaços culturais mais importantes do Espírito Santo entre as décadas de 1980 e 1990, dispondo de teatro, cinema, biblioteca e galerias de arte.

Em 2000, a TVE Espírito Santo, emissora pública de televisão, foi transferida para o Centro Cultural, passando a ocupar a área onde antes funcionava o cinema, já desativado, ampliando a aptidão do espaço. Em 2010, a cessão do imóvel passa a ser compartilhada com a Prefeitura de Vitória.

Durante os anos seguintes, apenas os ambientes ocupados pela TVE receberam manutenção por parte do Governo do Estado, a fim de garantir o adequado funcionamento da emissora e a salubridade do lugar. As demais áreas tornaram-se ociosas e deterioraram-se pela falta de manutenção e pelos efeitos implacáveis do tempo.

Diversas foram as mobilizações e manifestações de representantes do setor cultural, agentes políticos e dos próprios servidores públicos que atuavam na autarquia em prol da recuperação do Centro Cultural Carmélia. Sensível aos anseios da sociedade, o Governo do Estado decidiu assumir completamente o espaço e reiniciou as tratativas junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU). Foi pactuado um novo termo de cessão e, a partir de então, a TVE foi transferida para a sede da autarquia, dando início ao processo de desocupação do lugar.

Com o início das atividades da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, em 2024, o Governo do Estado confiou a reforma e revitalização do espaço à instituição recém-criada, garantindo que o renascimento do Centro Cultural seja revestido de modernidade e utilidade.

* Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: