Fios soltos são perigo em ruas e avenidas da Grande Vitória
Em Vila Velha, nos últimos três meses, duas pessoas ficaram feridas em acidentes. Uma outra acabou eletrocutada e morreu
Escute essa reportagem
Moradores, pedestres e motoristas que precisam passar por ruas e avenidas da Grande Vitória estão convivendo com o risco diário de acidentes. Isso porque os locais vêm sofrendo com o número de fios de energia, internet e telefonia que ficam expostos e, em muitos casos, aglomerados.

Em Vila Velha, nos últimos três meses, duas pessoas se feriram ao se envolver em acidentes com os fios. Uma outra acabou eletrocutada e morreu. Com a alta nos casos de acidentes provocados pelos cabos de energia, telefonia e de internet, uma comissão foi criada para apurar a responsabilidade da retirada desses fios.
Denominada Comissão Parlamentar de Inquérito da EDP, ela é composta por parlamentares do município e pretende averiguar a situação de fiação excessiva na cidade de Vila Velha, bem como reduzir o número de acidentes.
“Em Vila Velha, nós observamos muita fiação solta, irregular, quebrada e que precisa ser substituída. Não se trata somente de uma poluição visual, mas um risco para toda a população. Nós queremos prevenir esses tipos de acidentes”, disse o presidente da comissão, Renzo Mendes.
Ele explicou que a responsabilidade de notificar as empresas responsáveis pelos fios é exclusivamente da EDP.
“Ela tem que notificar as operadoras e empresas responsáveis para que sejam feitas as adequações necessárias”, disse.
Uma das pessoas que se acidentou por conta de um fio de energia em Vila Velha foi um personal trainer de 27 anos. Ele, que seguia em sua motocicleta pela principal avenida de Vale Encantado, acabou ferido após passar por cima de alguns fios.
“Vi a fiação caída e reduzi a velocidade para passar no canto da rua. Só que, ao passar no canto, havia mais fios e a minha moto se embolou neles. Acabei arrastado e caí”, contou o rapaz, que preferiu não se identificar.
Ele, que teve ferimentos nas pernas e mãos, precisou ser levado para o hospital. Agora, ainda se recuperando, o que o personal mais deseja é que esse problema com a exposição de fios seja resolvido.
“A primeira coisa que eu pensei na hora do acidente foi na possibilidade de uma descarga elétrica. O que eu quero é que esses fios não fiquem mais jogados na rua” .
Serra já substitui cabos por fiação subterrânea
Para evitar possíveis acidentes envolvendo fios de energia, internet e de telefonia, o município da Serra vem substituindo a fiação aérea pela subterrânea em várias regiões da cidade.
Entre os bairros que já contam com a nova fiação estão a Grande Jacaraípe e Jardim Limoeiro.
“A meta da Prefeitura da Serra é contemplar todas as principais áreas do município com a fiação subterrânea”, disse, em nota.
Outro município que ainda não fez a substituição, mas que estuda adotar a iniciativa é Vitória. De acordo com a prefeitura, uma proposta de executar fiação subterrânea ou o deslocamento de redes para garantir espaços urbanos mais qualificados e seguros já é avaliada.
Cariacica e Vila Velha não informaram se pretendem instalar cabos subterrâneos. Em nota, Vila Velha disse que encaminhou um ofício à EDP em fevereiro de 2022, no qual informa sobre a anuência prévia da concessionária permitindo o uso dos postes mediante sua verificação e fiscalização de que o mesmo se encontra em perfeitas condições para novos compartilhamentos de cabeamento aéreo.
Por meio de nota, a EDP disse que notifica as empresas de telecomunicações/internet, com objetivo de regularizar as condições da rede de telefonia compartilhada nos postes, bem como para a retirada de cabos rompidos, minimizando o impacto das fiações e restabelecendo a ordenação da rede de telecomunicações/internet.
Comentários