"Fica o legado da sua irreverência e de sua alegria", afirma irmão de Golias
Valter Vieira da Silva, o Golias, morreu sábado, aos 74 anos. Ele era referência da cena pop capixaba, dos anos 1960 aos anos 1990
Escute essa reportagem
Uma das maiores referências da cena pop capixaba, dos anos 1960 aos anos 1990, até os dias atuais, o disk jockey (DJ), dono de lojas de discos de vinil, e colecionador de discos Valter Vieira da Silva, o Golias, 74 anos, morreu sábado (05), em Cariacica.
Golias foi encontrado sem vida no apartamento onde morava, em Bela Aurora, por familiares, segundo informações de seu irmão caçula, o Golias Júnior, 61 anos. A família ainda não sabe a causa da morte.
“Ainda ontem (sábado,5) estive com ele. Era um irmão sem precedentes, sempre buscou o bem-estar de todos. Fica até difícil falar. Fica a certeza que muitas pessoas o admiravam, fica o legado da sua irreverência e de sua alegria de viver”, afirmou Golias Júnior.
Golias se mudou para o Rio, aos 11 anos, para morar com o seu tio, Irmo, que era cabo de Exército.
Aos 18 anos, veio para Vitória e passou a trabalhar como vendedor. Começou na Helal Magazin, uma antiga loja de departamento em Vitória. Aos fins de semana, ele atuava como discotecário em festas, além de ter atuado por 11 anos no Réveillon capixaba.
“A primeira lembrança que tenho dele era quando trabalhava em um Boliche, nos anos 1960, era barman e disk jockey. E depois trabalhando com o (radialista) Jairo Maia, que tinha uma loja de discos ao lado da escadaria do Palácio Anchieta”, afirmou o irmão.
Em 1971, ele pediu demissão da Helal Magazin e embarcou em um navio, navegando pela Europa, EUA e Japão. Ele foi limpador de chão e engraxador, voltando em dezembro do mesmo ano.
“Quando voltou, começou a montar a primeira loja de discos, na avenida Jerônimo Monteiro, nº 761. Meu irmão contava que quando o navio fazia paradas, ele não descia para não gastar dinheiro para montar a lojinha de discos”.
Golias chegou a fechar as lojas em 1997, após o surgimento dos CD’s e da pirataria, mas reabriu em 1998. Ele continuou vendendo os vinis, no formato de loja de sebo.
Trajetória
Fã de Elvis Presley
- Valter Vieira da Silva, o Golias, nasceu em Colatina, no dia 13 de janeiro de 1948.
- Ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde ganhou o apelido, em 1959, aos 11 anos, para morar o tio, Irmo, que era cabo de Exército.
- Aos 18, Golias veio para Vitória e passou a trabalhar como vendedor.
- Em 1971 pediu demissão e foi trabalhar em um navio para juntar dinheiro e abrir sua loja de discos.
- Nos anos 1970, chegou a ter 4 lojas de vinis: a matriz, no centro de Vitória, em Campo Grande, Cariacica, em Vila Velha e Guarapari.
- As lojas de Guarapari e a matriz funcionaram até 1997.
- Em 1998, a matriz foi reaberta em formato de sebo.
- Era colecionador de discos e fã de Elvis Presley: guardava todos os filmes do cantor e outros clássicos.
Fonte: Golias Júnior, irmão de Golias
Comentários