X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ex-secretário de Viana morre com doença rara após quase três meses internado

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é neurodegenerativa, progressiva e fatal


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ex-secretário de Viana morre com doença rara após quase três meses internado
Joel Santos da Silva morreu aos 66 anos |  Foto: Reprodução/TV Tribuna/Band

O ex-secretário municipal de Agricultura de Viana, Joel Santos da Silva, conhecido como Joel Faustão, morreu na quarta-feira (15) aos 66 anos. A causa da morte, segundo apuração da reportagem da TV Tribuna/Band foi uma doença considerada raríssima que afeta o sistema nervoso central.

Segundo familiares, o ex-secretário estava hospitalizado há quase três meses e, após passar por diversos exames, foi diagnosticado com a Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A doença, segundo o Ministério da Saúde, é neurodegenerativa, progressiva e fatal. 

A forma exata de transmissão da doença ainda não é conhecida por cientistas. Como não há  evidência científica indicando que a doença possa ser transmitida pelo ar ou pelo contato com os pacientes, o Ministério da Saúde afirma que não há um risco maior de contaminação para os familiares do paciente em relação ao cidadão comum.

"Começou a cerca de 90 dias os primeiros sintomas. Meu tio começou a apresentar quedas no banheiro, alguns problemas motores e nessa busca por médicos ele foi encaminhado para o PA de Viana, onde foi identificado que ele tinha algum problema neurológico. Mas não sabiam qual era esse problema neurológico", explicou Pedro Amâncio, sobrinho do ex-secretário.

De acordo com o sobrinho, houve a suspeita de que o ex-secretário estivesse com a doença da "vaca louca", mas o diagnóstico foi descartado. "Ele passou por uma bateria de exames, inicialmente com a suspeita de Síndrome de Guillain Barré, mas conforme foi passando o tempo, e sendo feito novos exames, foi encomendado um exame chamado 1433. [...] E nesse exame chegou-se a conclusão que poderia ser "vaca louca", talvez. Mas a doença de fato que meu tio teve é uma doença raríssima, Creutzfeldt-Jakob", completou. 

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte. Gilson Daniel, deputado federal e ex-prefeito de Viana, afirmou ter perdido um amigo. "Muito triste. Um amigo, foi meu secretário de Agricultura", escreveu ao compartilhar a nota de falecimento. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: