Ex-secretário de Viana morre com doença rara após quase três meses internado
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é neurodegenerativa, progressiva e fatal
Escute essa reportagem
O ex-secretário municipal de Agricultura de Viana, Joel Santos da Silva, conhecido como Joel Faustão, morreu na quarta-feira (15) aos 66 anos. A causa da morte, segundo apuração da reportagem da TV Tribuna/Band foi uma doença considerada raríssima que afeta o sistema nervoso central.
Segundo familiares, o ex-secretário estava hospitalizado há quase três meses e, após passar por diversos exames, foi diagnosticado com a Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A doença, segundo o Ministério da Saúde, é neurodegenerativa, progressiva e fatal.
A forma exata de transmissão da doença ainda não é conhecida por cientistas. Como não há evidência científica indicando que a doença possa ser transmitida pelo ar ou pelo contato com os pacientes, o Ministério da Saúde afirma que não há um risco maior de contaminação para os familiares do paciente em relação ao cidadão comum.
"Começou a cerca de 90 dias os primeiros sintomas. Meu tio começou a apresentar quedas no banheiro, alguns problemas motores e nessa busca por médicos ele foi encaminhado para o PA de Viana, onde foi identificado que ele tinha algum problema neurológico. Mas não sabiam qual era esse problema neurológico", explicou Pedro Amâncio, sobrinho do ex-secretário.
De acordo com o sobrinho, houve a suspeita de que o ex-secretário estivesse com a doença da "vaca louca", mas o diagnóstico foi descartado. "Ele passou por uma bateria de exames, inicialmente com a suspeita de Síndrome de Guillain Barré, mas conforme foi passando o tempo, e sendo feito novos exames, foi encomendado um exame chamado 1433. [...] E nesse exame chegou-se a conclusão que poderia ser "vaca louca", talvez. Mas a doença de fato que meu tio teve é uma doença raríssima, Creutzfeldt-Jakob", completou.
Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte. Gilson Daniel, deputado federal e ex-prefeito de Viana, afirmou ter perdido um amigo. "Muito triste. Um amigo, foi meu secretário de Agricultura", escreveu ao compartilhar a nota de falecimento.
Comentários