X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ex-bispo de Vitória vai ajudar a escolher novo Papa

O cardeal João Braz de Aviz foi bispo na Arquidiocese de Vitória de 1994 a 1998


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ex-bispo de Vitória vai ajudar a escolher novo Papa
Dom João Braz de Aviz, atualmente cardeal em Roma, quando era bispo em Brasília. |  Foto: Agência Senado

O ex-bispo de Vitória, e atualmente cardeal, João Braz de Aviz será um dos brasileiros que irão ajudar a escolher o próximo Papa no Conclave.

Após a despedida de Francisco, falecido nesta madrugada, e após todos os ritos completados, a Igreja Católica reunirá os cadeais aptos a votar para participar do conclave e escolher o próximo líder católico.

Para ser apto a votar, o cardeal deverá ter menos de 80 anos. Dos 252 cardeais, 140 são votantes e elegíveis. O Brasil tem oito cardeais no total, mas somente sete poderão votar.

O cardeal João Braz de Aviz, um dos aptos a participar, atuou como bispo em Vitória durante os anos de 1994 a 1998. Hoje, Aviz é o prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O Dicastério é responsável por regular a prática dos conselhos evangélicos.

Os outros brasileiros que participarão do conclave, segundo as informações de Jornal O Globo e Estadão, são o Cardeal Odilo Pedro Scherer, 75, arcebispo de São Paulo (SP); Cardeal Orani João Tempesta, de 74 anos, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ); Cardeal Sergio da Rocha, de 65 anos, arcebispo de São Salvador (BA); Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, 74, arcebispo de Manaus (AM); Cardeal Paulo Cezar Costa, de 58 anos, arcebispo de Brasília (DF); e Cardeal Jaime Spengler, de 65 anos, arcebispo de Porto Alegre (RS).

Os brasileiros elegíveis para ser o próximo Papa são Cardeal Odilo Pedro Scherer, Cardeal Sergio da Rocha, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner e o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que não pode votar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: