Escolas particulares vão dar férias este mês para alunos

| 01/07/2020, 13:54 13:54 h | Atualizado em 01/07/2020, 15:11

A rotina de estudos em casa pode parecer mais tranquila, mas exige empenho e dedicação dos alunos. O ensino remoto também demanda mais dos professores. Por isso, muitas escolas da rede privada decidiram manter o recesso escolar este mês e garantir o descanso a todos.

Para alguns grupos, as férias durarão duas semanas. Para outros, que já tiveram recesso escolar durante a pandemia, o descanso será mais breve.

O UP Centro Educacional, o Centro de Ensino Charles Darwin, a Escola Americana de Vitória, o Colégio Adventista, o Colégio Salesiano, a Escola Monteiro e a Escola da Ilha garantirão o recesso este mês. O Colégio Pio XII informou que os alunos já tiveram o descanso em abril.

Segundo o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Geraldo Diório, as escolas da rede estão conseguindo seguir com o planejamento.

“Se as aulas presenciais voltarem em agosto, ainda conseguiremos terminar o ano letivo em dezembro, considerando esse recesso”, afirma. “Essas duas semanas permitem o descanso aos alunos e ainda é um tempo que as escolas precisam para se prepararem fisicamente para o retorno”.

Na Escola da Ilha, o recesso será de duas semanas para alunos do ensino fundamental 1 e 2. Para o ensino infantil e 1º ano, durará uma semana. A diretora Ignês Martins Pimenta explica que o descanso é necessário.

“Os alunos estão mantendo a rotina diária de estudos. Então, há um cansaço natural para eles e para os professores. Será um momento de se desligar dessa rotina, fazer atividades de lazer e se preparar para o retorno”, disse Ignês.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-07/372x236/luciana-de-bortoli-e-leonidas-de-bortoli-com-os-filhos-pedro-de-9-anos-e-arthur-14-anos-d350b47a0aee3462b18d75eb61bf0d9e/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-07%2Fluciana-de-bortoli-e-leonidas-de-bortoli-com-os-filhos-pedro-de-9-anos-e-arthur-14-anos-d350b47a0aee3462b18d75eb61bf0d9e.jpeg%3Fxid%3D129821&xid=129821 600w, Luciana de Bortoli e Leônidas de Bortoli com os filhos Pedro, de 9 anos, e Arthur, 14 anos

A advogada Luciana Aguiar Littig de Bortoli, 41, e o empresário Leônidas de Bortoli, 44, concordam com a decisão de manter o recesso escolar neste mês. Os filhos Pedro, 9, e Arthur, 14, cursam o 5º ano do fundamental e o 1º ano do ensino médio, respectivamente. Eles concordam que a família e a escola precisam da pausa para recobrar as energias.

“Neste período de isolamento, está se exigindo mais de alunos e professores. Eles já se encontram em estado de fadiga mental. Então, para que não haja queda de produtividade dos professores e de aprendizado dos alunos, é necessário, e de suma importância, esse descanso”, avaliou a mãe.


SAIBA MAIS


UP Centro Educacional

  • Está cumprindo o calendário normal de aulas, com avaliações de forma remota. O recesso acontecerá entre o próximo dia 18 e 2 de agosto.

Centro de Ensino Charles Darwin

  • Mantém a realização de simulados e provas, conforme previsto no calendário letivo, de forma online. Manterá o recesso definido no início do ano, entre 13 e 24 deste mês.

Escola Americana de Vitória

  • Manterá o recesso na 2ª quinzena deste mês. Usa uma metodologia de projetos que permite a avaliação constante do progresso dos alunos.

Colégio Pio XII

  • Já teve recesso em abril, para se replanejar para aulas remotas. Não está aplicando provas com nota.

Colégio Adventista

  • O recesso será entre os próximos dias 13 e 24. O calendário ainda depende das decisões do governo.

Colégio Salesiano

  • Nas duas unidades, o calendário foi adequado à rotina escolar das aulas não presenciais. O recesso será entre os dias 20 e 31 deste mês.

Escola Monteiro

  • Os alunos têm tido avaliações diagnósticas que não valem como notas. Em relação às férias, a escola manterá o recesso de 15 dias nas duas últimas semanas deste mês.

Escola da Ilha

  • O recesso será a partir do próximo dia 18 e vai até 2 de agosto para o ensino fundamental. Para o infantil e 1º ano, que tiveram descanso em maio, será de 26 a 2 de agosto.

Centro Educacional Leonardo Da Vinci

  • Está aproximando ao máximo a programação dos estudos remotos ao calendário de antes da pandemia. Terá recesso a partir do dia 20 deste mês a 2 de agosto.

Colégio Sagrado Coração de Maria

  • Adaptou o calendário de acordo com as orientações do governo do Estado. As aulas e avaliações diagnósticas estão acontecendo de forma remota.
  • O recesso será mantido entre os próximos dias 20 e 31.

Colégio Marista

  • Com as aulas online em tempo real desde o início da pandemia, manteve o cronograma previsto no ano letivo. Terá recesso a partir do próximo dia 20 até 2 de agosto.
Fonte: Escolas consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: