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Cidades

Empresários capixabas buscam atrair mais turistas do Sul do país

Presidente do Contures, Valdeir Nunes destaca a relevância do Estado em aumentar atuação nas mídias sociais e investir na relação com agência


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Imagem ilustrativa da imagem Empresários capixabas buscam atrair mais turistas do Sul do país
” Valdeir Nunes é presidente do Contures |  Foto: Nathalia Cantarela

Empresários do setor do comércio, serviços e turismo do Espírito Santo querem atrair mais visitantes, principalmente de estados da Região Sul do País e também do Sudeste e Centro-Oeste, durante este ano.

Entre os focos principais de origem estão os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Brasília e Bahia.

A proposta é aumentar a presença nas redes sociais nesses locais e investir no relacionamento com agências e operadoras, no intuito de alcançar as primeiras colocações entre os pacotes de viagens.

Atualmente, 822 agências de turismo estão registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no Espírito Santo, de acordo com o Ministério do Turismo.

No entanto, a promoção das cidades capixabas ainda é tímida, como aponta o empresário e novo presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes, que também comanda o hotel fazenda China Park, em Domingos Martins.

“Cerca de 10 agências promovem o Estado lá fora. As vendas acontecem, mas não há um compromisso em nos vender, porque o volume (de turistas) é muito pequeno. Temos que criar esse atrativo”, diz Valdeir, que na última segunda tomou posse como presidente do Contures.

Como estratégia para alcançar os destaques entre os destinos turísticos nos paineis das agências, o setor quer um investimento robusto em publicidade paga nas redes sociais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo.

Outra proposta é a criação de um prêmio para agências que mais venderem pacotes de viagens ao Estado, além do envio de executivos de vendas para locais com público em potencial, com a missão de promover os destinos e estimular o fechamento de contratos.

São Paulo é o estado brasileiro que mais envia turistas para o Espírito Santo, de acordo com Nunes. Em seguida, vem Minas Gerais, com foco no turismo de verão.

“Temos muito a oferecer em todas as épocas do ano. Precisamos trabalhar com as agências pacotes que integrem praia e montanha em qualquer dia da semana”, diz.

Em 2026, os cruzeiros marítimos devem dar um impulso a mais no turismo capixabas, com o retorno do Estado à rota dos navios.

O projeto, segundo Nunes, já foi tratado com o novo secretário de Turismo, Victor Coelho, mas ainda segue em fase planejamento.

Desde 2023 o governo estuda esse retorno, com o plano integrando o projeto estratégico para 2035.

Turismo local registra melhor trimestre dos últimos 10 anos

Depois de um primeiro semestre com menos atividades turísticas no Espírito Santo, em relação a 2023, o segundo semestre de 2024 registrou trajetória de recuperação e crescimento, com desempenho superior em todos os meses.

O quarto trimestre do ano se destacou como o melhor dos últimos 10 anos para o turismo capixaba, impulsionado por datas comemorativas e comerciais, como Dia das Crianças, Black Friday (final de novembro de 2024), Natal e Réveillon.

O volume de atividades turísticas no último trimestre de 2024 no Estado teve crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2023, e de 1,5% em relação ao terceiro trimestre.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os resultados dos dois últimos anos mostram que o Espírito Santo tem potencial para manter uma atividade turística robusta durante todo o ano”, disse a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

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