Desfile em Interlagos com réplica capixaba da Ferrari
O inventor Jonas Fabres, 56, que criou uma réplica da Ferrari, vai correr em Interlagos e realizar o sonho de ser piloto por um dia
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Aos 56 anos de idade, o inventor Jonas Fabres vai realizar o sonho de um fã do automobilismo: ser piloto por um dia. Ele não disputará a corrida entre os melhores pilotos do mundo, mas terá a oportunidade de apresentar sua criação durante a volta no maior autódromo do País, em Interlagos, São Paulo.
O convite partiu da própria organização do evento, que doou para Jonas os pneus de uma Ferrari para que ele pudesse finalizar sua própria réplica no interior do estado.

Morador de Guarapari, Jonas vai cruzar a pista no Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo 2022, que acontece em novembro deste ano. Ele foi convidado para dar uma volta após a corrida para apresentação do seu carro. Uma equipe de reportagem fará a cobertura.
“Estou ansioso! Vai ser a primeira vez que vou passar pela pista de Interlagos com o carro. Depois de realizar o sonho de construir meu próprio carro, dar uma volta na pista em Interlagos é como zerar a vida, e cumprir o sonho por completo”, orgulha-se o inventor.
E lembra que a réplica construída em solo capixaba será o nome apresentado no autódromo.
“Agora que teremos essa corrida em novembro, eles me convidaram para dar uma volta de apresentação com meu carro. E eu vou. Além de realizar o meu sonho, vou levando o nome do nosso estado, afinal, é a réplica de uma Ferrari capixaba”, completa ele.
O veículo foi construído por Jonas durante sete anos e ficou pronto em 2015. Por causa do carro, o inventor foi convidado para muitos eventos em São Paulo, Búzios, Praça do Papa, Estádio Kleber Andrade e muitas festas no interior do Estado.
Depois de algum tempo parado, Jonas está fazendo uma vaquinha virtual para trocar a caixa de câmbio, de direção, e o sistema de freio do carro, para a apresentação em Interlagos.
“Eu criei o carro para apresentação, e dar uma volta em um carro feito pelas minhas próprias mãos será emocionante. Mas para isso, eu preciso fazer essas manutenções e decidi fazer uma vaquinha porque não tenho recursos próprios para comprar”, afirma Jonas.
Na internet, a vaquinha se chama ‘Réplica da Ferrari a caminho de Interlagos’.
Potência com peça de avião

O carro feito pelas mãos do Jonas levou sete anos para ficar pronto. O inventor explica que é uma réplica real da Ferrari no modelo da década de 80, com cinco metros de comprimento por dois metros e meio de largura.
O volante, o banco e a roupa de piloto vieram de Milão, da Itália. Com conhecimento em mecânica, elétrica, soldador, lanterneiro, Jonas fez tudo sozinho. “Fiz tudo com muita dificuldade, injetei muito dinheiro. As pessoas chegaram a não acreditar que eu que fiz um carro todo em chapa de aço. Foram muitas noites trabalhando para o carro ficar pronto”, disse.
A construção começou pelo bico. O carro não é de fibra, é de lata. E diferente do que muitos perguntam, Jonas não tinha um molde para usar. Ele que pensou em tudo. “Eu que fiz tudo. Não tinha molde. É a primeira réplica de carro fabricada no Brasil”, conta ele.
O inventor revela que a experiência em mecânica foi fundamental para encontrar um bom motor para o carro. O atual motor é um AP que, com as adaptações feitas, Jonas passou o motor de 2.0 para 2.2.
“Coloquei turbina de caminhão, bomba de combustível de avião e, por isso, o carro faz dois quilômetros por litro. Todo o recurso que eu pude dar para investir na potência eu fiz”, disse ele.
Para encontrar os pneus, Jonas rodou o Brasil todo, e quando juntou R$ 20 mil para adquiri-lo em São Paulo, acabou ganhando o jogo de pneus originais da Ferrari que custam mais de vinte mil euros.
“Eu já tinha rodado o Brasil todo. Levei mais de um ano e meio procurando o pneu. O pneu foi o último acessório para levantar o carro. Esse é um pneu de arrancada”, lembra ele.
O volante, o banco e as roupas de piloto adquiridas por Jonas vieram de Milão. Só a roupa custou R$ 5 mil.
Admiração por Senna deu empurrão para a ideia pegar
A criação da réplica se deu inicialmente pela paixão de Jonas Fabres por automobilismo, e acabou virando uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, que morreu em 1994, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália.
Hoje completa 28 anos de sua morte. “A ideia de montar a Ferrari veio da minha paixão pelo Ayrton Senna, um homem simples que se tornou um grande piloto. Levo o nome dele em cima do carro, e é uma homenagem a ele também”, conta ele.
Após a aparição de Jonas na mídia, em 2015, a família de Ayrton Senna entrou em contato com ele, e Jonas foi convidado para conhecer todas as entidades de Ayrton.
Ayrton foi campeão três vezes pelo Brasil em 1988, 1990 e 1991, o que despertou o interesse de Jonas pela Fórmula 1.
Quando for se apresentar em Interlagos, o inventor disse que vai lembrar das corridas do ídolo.
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