Cuidados especiais com cães no inverno

| 18/05/2020, 16:03 16:03 h | Atualizado em 18/05/2020, 16:23

O inverno está chegando e, com ele, podem aparecer complicações que afetam não só os humanos, mas também os cães. Resfriados, doenças respiratórias e inflamações de pele são alguns dos problemas que podem atingir os pets nessa estação.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-05/372x236/cachorro-a02f139b09783631bb138a07a3861804/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-05%2Fcachorro-a02f139b09783631bb138a07a3861804.jpeg%3Fxid%3D122526&xid=122526 600w, Veterinários indicam aquecer os cães nos dias mais frios para prevenir resfriados e doenças respiratórias
Por isso, o
AT em Família ouviu veterinários para listar pelo menos 10 cuidados que se deve ter com os cachorros nesse período.

Entre as orientações estão deixar os bichinhos bem aquecidos, evitar tosas completas e manter a vacinação em dia para aumentar a imunidade deles.

De acordo com o veterinário Victor Milanez, por mais que o Espírito Santo não atravesse inverno rigoroso, é preciso estar alerta para as doenças respiratórias comuns na estação.

“Assim como nós, os cachorros ficam mais propensos a doenças respiratórias e até pneumonia. Nesse caso, é preciso manter o controle da temperatura deles, seja com agasalhos ou com o próprio pelo”, orientou.

Victor ressaltou que os animais mais peludos tendem a ficar mais protegidos e que, por isso, a tosa não pode ser muito curta. Já os pets menores e com pelagem mais fina, podem ser aquecidos com ajuda de roupas ou cobertores.

Outra recomendação é em relação aos banhos. “Devem ser com água aquecida. Além disso, o dono deve usar uma toalha seca para tirar o excesso de água e usar um secador de cabelo em temperatura morna para garantir que o animal esteja bem seco. Isso evita o surgimento de dermatites (inflamações de pele) e fungos no bicho”, completou.

Os cuidados com a alimentação dos cães também devem ser redobrados. Segundo os especialistas, a tendência é de que os cachorros comam mais nessa época do ano. Por isso é necessário que as porções sejam mantidas, além de balanceadas. Alimentos naturais como vegetais cozidos são recomendados.

O veterinário Fadel Chequer ponderou que os passeios com os pets devem ser feitos nos horários mais quentes do dia.

“Evitar sair com os cachorros à noite, pois o sereno pode prejudicar. Além disso, é importante colocá-los para tomar sol pela manhã e vestir roupinhas para aquecer. Os donos devem oferecer edredon à noite e lembrar que eles não sabem se cobrir sozinhos”, disse.


Dez cuidados com os cães no inverno


1- Tosa
O pelo é um regulador de temperatura do cachorro, por isso a tosa não deve ser muito curta.

2 - Respiração
Nesse período, é mais comum aparecer doenças respiratórias. O animal não deve ficar muito exposto ao tempo.

3 - Agasalho
Manter os cães agasalhados, sobretudo os menores e com pelagem fina e curta.

4 - Banho
Os banhos devem ser com água aquecida, para evitar queda na temperatura do corpo.

5 - Pele
Os donos devem usar toalha seca para tirar o excesso de água e usar secador em temperatura morna para secar bem o pelo e evitar inflamações na pele.

6 - Alimentação
Assim como os humanos, os cães tendem a comer mais no inverno, o que pode causar obesidade.

7 Comportamento
Prestar atenção se o animal está tremendo, inquieto ou ansioso, pois podem ser sinais de que está com frio

9 - Imunidade
ideal estar com a vacinação em dia para prevenir doenças.

10 - Veterinário
Manter as idas frequentes ao veterinário para acompanhamento.

Fonte: Especialistas citados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: