Crianças de 1 a 5 anos devem fazer até 3 horas de atividade física por dia
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A prática de exercícios físicos é uma recomendação para todas as idades, não só para adultos. Segundo o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 5 anos precisam fazer pelo menos 3 horas diárias de atividades físicas.
Especialistas reforçam as orientações do documento e destacam a importância da conscientização da população sobre ele.
O cardiologista pediátrico Bruno Santos Almagro enfatiza que não existe um limite: quanto mais exercício e mais cedo a criança começar a fazer, melhor.
A única observação que ele faz é que a capacidade física de cada criança deve ser levada em consideração. Crianças sedentárias, principalmente, necessitam ter atividades adaptadas porque a prática precisa ser prazerosa.
Em relação aos riscos para os pequenos, o cardiologista pediátrico diz que “o maior risco é não fazer atividade física”.
Mas, para evitar acidentes na hora do exercício, as atividades para menores de 5 anos devem ser supervisionadas pelos pais ou profissionais de Educação Física.
Já o professor do curso de Educação Física da Universidade Vila Velha (UVV), Leonardo Raposo Rocha Gomes, diz que uma boa forma para conhecer os limites de cada faixa etária é entender que uma criança não pode treinar como um adulto.
“A princípio, crianças mais novas são mais apegadas a atividades de caráter lúdico, sem muita preocupação e atenção ao controle excessivo da atividade”, explica.
De acordo com ele, alguns autores sugerem esportes como ginástica artística e ginástica rítmica para a fase de iniciação esportiva. Mas ele também acredita que o esporte precisa ser escolhido juntamente com a criança.
Para a professora de natação Juliana Casagrande Nogueira, outro benefício da prática de exercícios para crianças é o desenvolvimento social.
“As crianças aprendem que entre eles e o mundo existem outras pessoas, que na convivência social há regras e determinados comportamentos”, explica.
Além disso, a professora destaca os ensinamentos que a competição traz para os pequenos. “Eles também aprendem a aceitar melhor as vitórias e derrotas e a vencer por meio do esforço pessoal”.
Natação para cuidar mais da saúde
A mãe da pequena Stella Rangel, de 4 anos, a psicóloga Isabella Viana, de 23 anos, conta que decidiu colocar a filha para se exercitar por conta da asma.

A natação foi escolhida após uma consulta com a pneumologista da criança, que indicou a modalidade.
Durante a pandemia, Stella ficou muito tempo sem praticar qualquer exercício físico. “Sempre gostei de ter rotina e disciplina com ela, e a natação contribuiu para isso também”, explica a mãe.
A criança, por outro lado, adorou a nova atividade. “Ela sempre gostou muito de água, piscina, então para ela foi bem tranquilo”, esclarece a mãe. Na foto acima, Stella se diverte com a professora de natação Juliana Casagrande Nogueira.
Saiba mais
O Guia do Ministério da Saúde
- Orienta a prática de exercícios físicos para todas as idades.
- Entende-se que as atividades físicas podem ser realizadas quando a pessoa está no seu tempo livre; se desloca nas atividades do trabalho ou dos estudos; e durante as tarefas domésticas.
- A orientação principal é que fazer qualquer atividade física é melhor do que não fazer nada.
- Entenda a diferença: exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva. Por isso, nem toda atividade física é um exercício físico.
A intensidade das atividades pode ser:
- Leve, quando exige um esforço mínimo, em uma escala de 1 a 10, é em torno de 1 a 4. É possível conversar e até cantar enquanto realiza a atividade.
- Moderada, quando exige um pouco mais de esforço; em uma escala de 1 a 10, é em torno de 5 a 6. A respiração fica mais rápida e os batimentos cardíacos aumentam razoavelmente.
- Vigorosa, quando o esforço físico é grande; em uma escala de 1 a 10, é em torno de 7 a 8. Não é possível nem conversar enquanto se movimenta.
Por que as crianças devem fazer atividades físicas?
- Reduz o risco de obesidade e auxilia na perda de peso.
- Melhora a qualidade do sono.
- Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.
- Ajuda no aprendizado e nas funções cognitivas.
- Auxilia a criança a desenvolver habilidades sociais.
- Ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos.
- Melhora a condição física e é benéfico para a saúde do coração.
- Crianças fisicamente ativas tendem a manter a prática de exercícios ao longo da vida.
Crianças de até 1 ano
- Devem fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas distribuídas ao longo do dia.
- Exemplos: brincadeiras e jogos com a criança de bruços ou sentada, movimentando as pernas.
- É importante estimular a criança a alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se, sentar e levantar.
Crianças de 1 a 2 anos
- Devem fazer pelo menos 3 horas de atividades físicas de qualquer intensidade distribuídas ao longo do dia.
- Exemplos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades de equilíbrio. Entre eles: girar, rastejar, andar, correr, saltitar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar.
Crianças de 3 a 5 anos
- Devem fazer pelo menos 3 horas de atividades físicas de qualquer intensidade, sendo que no mínimo 1h deve ser de moderada a vigorosa distribuídas ao longo do dia
- Nessa idade as atividades também podem ser feitas em aulas de Educação Física ou pela prática de esportes.
- Exemplos: caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, e andar de bicicleta acompanhado de um adulto.
Meninos de 6 a 17 anos
- Devem fazer pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia de preferência atividades que aumentam os batimentos cardíacos e a respiração.
- Podem fazer atividades na escola e durante o deslocamento, como caminhar, andar de skate e participar das aulas de Educação Física, além de tarefas domésticas.
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