X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Conviver com otimistas reduz ansiedade, diz pesquisa

Estudo americano demonstrou que o convívio com pessoas mais positivas influencia na felicidade e melhora o bem-estar


Imagem ilustrativa da imagem Conviver com otimistas reduz ansiedade, diz pesquisa
O carisma, o alto astral e o otimismo da comerciante Patrícia Kruger Volkers, 36, inspira a amiga Carla Zanelato, 40, e as funcionárias da loja dela, Renata da Vitória, 33, e Sara de Laia, 36. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e fazer exames de rotina são cuidados clássicos para viver bem. Mas já imaginou que o seu círculo social também pode influenciar sua saúde? 

Um estudo demonstrou que conviver com pessoas otimistas influencia na felicidade e pode até reduzir a ansiedade.

O pesquisador americano Dan Buettner estudou os hábitos de saúde em regiões do mundo onde os moradores vivem mais tempo, como Okinawa, no Japão, Nicoya, na Costa Rica, e Sardenha, na Itália. Nesses locais, os efeitos de cercar-se de amizades positivas já são observados na saúde. 

O psicólogo e psicoterapeuta Gerson Abarca analisa que estar cercado pelo otimismo pode ajudar no controle da ansiedade e na execução de planos de vida.

“Se temos convivência com pessoas otimistas, é porque desejamos pautar nossa existência pelo otimismo. A ansiedade foca na imaginação aliada às expectativas do amanhã, sem ações cotidianas. Já o otimismo funciona na percepção e execução e tende a sanar parte da ansiedade”. 

A psicóloga Márcia Amorim reitera que a convivência com pessoas otimistas pode proporcionar bons sentimentos e ajudar a lidar com a ansiedade, principalmente porque há influência do ambiente sobre o bem-estar humano. 

“Somos modelados pelo ambiente. Se convivemos com pessoas otimistas, aprendemos a ter uma visão de mundo com uma perspectiva de que podemos realizar coisas boas. Pessoas pessimistas tendem a distorcer a realidade e isso pode, até mesmo, atrapalhar os relacionamentos”. 

A psicóloga  Marina Miranda aponta que o otimismo está relacionado a mais motivação e confiança, além de fornecer recursos para lidar com situações de ansiedade. Contudo, é necessário cuidado para não ignorar as próprias dores e desafios ao tentar ser mais otimista.

“Há pessoas que não entram em contato com suas dores ou desafios, na tentativa de se manter otimistas, o que acaba sendo prejudicial. É importante destacar que o otimismo não é uma característica somente individual. Fatores sociais e econômicos estão conectados com a construção da saúde psicológica”.

SAIBA MAIS

Convivência  influencia a felicidade

- O otimismo é a situação em que a pessoa identifica a realidade em que está inserida e busca meios para potencializar a si e enfrentar possíveis adversidades. 

- Uma maneira de aprender a ser otimista é convivendo com pessoas otimistas. Além disso, o convívio pode potencializar o bem-estar, a felicidade geral e, até mesmo, reduzir a ansiedade.

- Em alguns casos, o pessimismo é um efeito de condições de saúde mental, como a depressão e quadros de ansiedade. Aconselha-se, assim, buscar  um psicólogo. 

- Fatores externos ao indivíduo, como questões sociopolíticas e econômicas, estão o tempo todo influenciando o comportamento otimista, a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Fonte: especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: