Calçadão de Guarapari oferece risco de queda e acidentes, diz Crea
Trincas e fissuras foram observadas em vários pontos do muro do calçadão. Local também está com iluminação e acessibilidade comprometidas
Escute essa reportagem
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apontou riscos de queda e acidentes aos frequentadores da Praia da Areia Preta, em Guarapari, após vistoria técnica e fiscal realizada nesta sexta-feira (03) no muro do calçadão da Praia.
A equipe de engenheiros concluiu que a estrutura da obra requer ajustes, havendo trincas e fissuras em vários pontos do muro. Além disso, outros pontos precisam de finalização, colocando-se escadas e guarda-corpos na extensão da obra.
O Conselho decidiu que vai enviar um ofício para a Prefeitura Municipal de Guarapari alertando sobre os perigos e também sobre a falta de acessibilidade no local. “Estamos mais uma vez sinalizando ao município a necessidade de correção e adequação da estrutura do muro a fim de evitar o avanço da erosão e o comprometimento da segurança da estrutura e da comunidade”, disse o presidente da instituição Eng. Jorge Silva.
O Crea também alertou ao poder público do município sobre a iluminação do local. “Após o início da execução da obra, um poste de iluminação foi retirado daquela região. A medida tornou-se um risco para os cidadãos que transitam pelo lugar, aumentando muito a possibilidade de quedas, especialmente no período noturno”, relatou Giuliano Battisti, gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES.
OUTROS ALERTAS
Em março de 2022, o muro de arrimo do local cedeu após apresentar rachaduras devido ao avanço do mar. Na ocasião, a área foi interditada e a equipe multidisciplinar do Crea-ES realizou uma vistoria para avaliar os riscos de colapso da estrutura. Agora, o novo muro, construído há menos de um ano, preocupa os moradores e pedestres da Praia da Areia Preta.
Comentários