Cabelo branco pode ser revertido, diz estudo
Escute essa reportagem
Um estudo divulgado recentemente concluiu que cabelos brancos causados por estresse podem ser revertidos. Isto é, os fios grisalhos podem voltar à coloração original naturalmente, se houver uma redução do nível de estresse.
Feita pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA), a pesquisa aponta que “o estresse psicológico afeta os processos de energia nas mitocôndrias (responsáveis pela respiração celular) e, quando elas não funcionam bem, o cabelo perde o pigmento”.
A dermatologista Karina Mazzini explica que o estresse leva a uma alteração dentro do folículo piloso, que vai cessando a produção de melanina. “Consequentemente, o fio perde a coloração”.
No estudo, um grupo de 14 voluntários de diferentes idades tiveram de registrar os níveis semanais de estresse em um diário. Os pesquisadores descobriram que, entre os participantes mais jovens, quando o estresse desaparecia, o cabelo recuperava sua cor.
Mas não somente o estresse emocional pode contribuir para o surgimento de cabelos brancos.
De acordo com Karina, o estresse causado pelos hábitos rotineiros são tão nocivos quanto os abalos psicológicos.
“O estresse causado pelos hábitos é um fator relevante para o aparecimento de fios brancos. Entre os hábitos, estão má alimentação, consumo de bebida alcoólica, consumo de drogas. Essas são substâncias que promovem a oxidação precoce das células”.
Para o médico tricologista (especialista em cabelos) João Gabriel Nunes, tudo o que for antioxidante retarda esse processo, como a prática de atividades físicas e o consumo de alimentação saudável.
“O mais indicado é uma alimentação completa em nutrientes. Priorize alimentos que tenham uma quantidade legal de vitaminas, como complexo B, magnésio, vitaminas C e D. Esses nutrientes podem evitar o estresse oxidativo das células e, consequentemente, vão fazer com que os fios apareçam de forma mais gradativa”, orienta.
Segundo a dermatologista Pauline Lyrio, além do estresse, evitar a exposição solar excessiva também pode contribuir na prevenção.
“Quando há envolvimento de fatores externos que levam à oxidação das células, como estresse emocional, exposição à radiação solar e poluição, há o risco de aumento de cabelos brancos. Evitar essas situações ajuda na prevenção”.
Fios grisalhos desde os 23 anos

Os primeiros fios brancos do pastor Lucas Viana, 30, começaram a aparecer quando ele tinha 23 anos. Na época, a situação gerou incômodo, mas, hoje, ele já lida bem com os cabelos grisalhos.
“A preocupação com a aparência vai se transformando com o passar do tempo. Fico mais preocupado em ter cabelo”, brinca. Ele acredita que o fator genético contribuiu para o surgimento precoce dos fios grisalhos.
Saiba mais
O estudo
-
Feito pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA), a pesquisa concluiu que fios grisalhos podem voltar à coloração original, se houver redução do nível de estresse.
-
Um grupo de 14 voluntários de diferentes idades tiveram fios de cabelos analisados. Os participantes precisaram registrar seus níveis semanais de estresse em um diário.
-
Assim, eles descobriram que, entre os participantes mais jovens, quando o estresse desaparecia, o cabelo recuperava sua cor.
-
Um exemplo marcante foi o de um homem que recuperou a cor de cinco dos fios analisados após passar duas semanas em férias.
-
Mas, nem todo cabelo branco pode ser revertido, segundo os pesquisadores. Por exemplo, os resultados do estudo não valem para o processo natural de envelhecimento.
Fatores que contribuem para a chegada dos fios brancos
-
Herança genética
-
Estresse emocional
-
Estresse habitual
-
Má alimentação
-
Consumo de bebida alcoólica
-
Consumo de drogas
-
Tabagismo
-
Sedentarismo
-
Exposição à radiação solar
Dicas para evitar os cabelos grisalhos
-
Consumir alimentos ricos em determinados nutrientes, como complexo B, magnésio e vitaminas C e D.
-
Esses nutrientes podem evitar o estresse oxidativo das células e, consequentemente, vão fazer com que os fios apareçam de forma mais gradativa.
-
Praticar atividades físicas, que estimulam a regeneração das células. O exercício ajuda o organismo a entender que é necessário manter o pleno funcionamento.
-
Buscar momentos para relaxar, na tentativa de livrar-se do estresse.
-
Cuidar da saúde psicológica. De acordo com o estudo, há uma ligação clara entre estresse psicológico e cabelos brancos.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários