Aquaviário começa a funcionar até março
As lanchas para transporte de passageiros entre Vitória, Vila Velha e Cariacica devem voltar a circular até o final de março
Escute essa reportagem

Após 23 anos desde a paralisação da operação do sistema aquaviário na baía de Vitória, as lanchas para transporte de passageiros entre Vitória, Vila Velha e Cariacica devem voltar a circular até o final de março.
O novo Aquaviário, no entanto, promete maior conforto, com embarcações com ar-condicionado, wi-fi e espaço para bicicletas, além de uma integração com o Sistema Transcol. Dessa forma, será possível complementar viagens com parte de ônibus, pagando apenas uma passagem.
Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falta pouco para que as três estações, que irão operar o sistema inicialmente, sejam concluídas.
Em Porto de Santana, as obras estão praticamente concluídas. Já na estação da Praça do Papa, em Vitória, falta apenas a ponte de acesso à embarcação, que chegará neste mês.
Na obra da Prainha, em Vila Velha, falta a construção da parte de mar da estação.
O primeiro barco, com capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, chegou no mês de outubro do ano passado. Além disso, o secretário pontua que uma nova embarcação está para chegar.
“Até o final de janeiro, a gente deve receber o segundo barco, com capacidade para 120 passageiros e com dois andares, para fazer o trajeto de Vitória à Prainha. Os testes com os novos barcos devem acontecer entre o fim de janeiro e o início do mês de fevereiro”, completa Damasceno.
O valor das passagens será o mesmo praticado nos ônibus, com integração entre os transportes rodoviário e aquaviário viabilizada pelo Cartão GV. A definição da tarifa para 2023 deve ser feita ainda neste mês.
Além da entrega do novo Aquaviário, o secretário afirma que 2023 pode ficar marcado pela possibilidade de sua expansão. Fábio declara que pelo menos mais um ponto em Vila Velha e dois em Vitória devem ser avaliados.
“Temos algumas previsões que a ampliação aconteceria com um ponto na Rodoviária, que já é uma demanda antiga, e provavelmente no Dom Bosco, próximo da Ilha de Santa Maria, em avaliação. Também pode ser feito algo na Glória, em Vila Velha. Não pode ser em Paul, por conta do porto”.
Saiba mais
Integração com ônibus do Transcol
Volta do sistema
O novo sistema Aquaviário, que está em fase de implantação pelo governo do Estado, fará o transporte de passageiros entre Vitória, Vila Velha e Cariacica por meio de embarcações.
Inicialmente, serão três estações de embarque e desembarque: Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha; e Porto de Santana, Cariacica.
Estações
As três estações funcionarão como uma espécie de terminal do sistema Transcol.
Lá, os passageiros poderão desembarcar de ônibus e fazer a integração com o novo sistema, embarcando em uma das lanchas do Aquaviário, pagando uma só tarifa.
A estação de Porto de Santana já está concluída. Já a da Praça do Papa está em fase de conclusão, e ainda este mês deve receber a ponte para embarque.
A estação da Prainha também terá concluída a parte da obra em mar.
Embarcações
Serão três embarcações nesse primeiro momento para a operação.
Os barcos contarão com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo.
Das três embarcações, uma já chegou ao Estado, com capacidade para 98 passageiros.
Outra embarcação, que terá dois andares, chega até o fim do mês. Ela será exclusivamente para o trajeto Prainha - Enseada do Suá.
Testes
A fase de testes para o sistema terá início entre o final de janeiro e início de fevereiro.
Funcionamento
O sistema vai funcionar das 6h às 22h durante a semana. Aos sábados e domingos, será em horário especial.
Fonte: Semobi.
Comentários