Aplicativo de transporte só para as mulheres

Projeto, que começa a operar em Vila Velha a partir desta terça (25), terá só mulheres dirigindo e passageiras

Ana Carolina Favalessa, do jornal A Tribuna | 24/01/2022, 17:49 17:49 h | Atualizado em 24/01/2022, 17:50

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00110160_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00110160_00.jpg%3Fxid%3D287132&xid=287132 600w, Motoristas do Lady Driver: Aldione (no carro), Nara e Alessandra
 

Mulher dirigindo para mulher. Essa é a proposta do aplicativo de transporte Lady Driver, que começará a funcionar em solo capixaba nesta terça-feira (25), inicialmente em Vila Velha.  

O projeto, que atenderá por enquanto somente corridas para bairros de Vila Velha, promete ser expandido para os municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Viana. 

O projeto seria lançado no último dia 19, mas, devido ao aumento de casos de motoristas do aplicativo com covid-19, foi adiado. 

O aplicativo é composto apenas de motoristas mulheres e aceita corridas somente de pessoas do sexo feminino. Até o momento, mais de 500 motoristas da Grande Vitória já estão cadastradas.  

O objetivo com a estratégia é aumentar a segurança das mulheres – motoristas e passageiras – diante dos muitos relatos de assédio sofridos durante as corridas.  

Uma das vítimas da violência em razão do sexo feminino foi a motorista de aplicativo Aldione Oliveira Franco, de 40 anos, que relatou ter sofrido assédio durante o trabalho e também de assalto. Ela é uma das mulheres que está com expectativa positiva para o novo aplicativo.  

Além dela, as motoristas de aplicativo de transporte Alessandra Christine Mauricio Alves, de 31 anos, e Nara Antunes Licério, de 52, estão otimistas com a novidade e já estão cadastradas na plataforma.

“Eu me sinto mais segura transportando uma mulher do que um homem”, relatou Nara.

Segundo a gerente de operações do aplicativo Lady Driver, Cecília Mancuso, o principal benefício do aplicativo será a segurança.   

“Percebemos que há essa necessidade, essa carência. As passageiras e as motoristas clamam por isso, vemos a reação delas. Elas contam que querem esse aplicativo porque dizem que se sentem seguras quando é uma motorista mulher que vai buscá-las”, destacou. 

Além do Lady Driver, há outros aplicativos com a possibilidade de transportar somente passageiras mulheres, como a Uber, que tem a ferramenta U-Elas com essa função, dentro do próprio aplicativo. 

O aplicativo 99 também tem essa função, chamada 99Mulher, em que as condutoras podem, a qualquer momento, ligá-la ou desligá-la por um botão no aplicativo.  

Procurados, os aplicativos Wappa e inDriver não responderam até o fechamento desta edição.


SAIBA MAIS


Lady Driver

  • O aplicativo é exclusivo para motoristas e passageiras mulheres.
  • Disponível a partir de amanhã (25). Inicialmente, só corridas em Vila Velha. Meta é expandir para outras cidades.
  • Para ter acesso, as passageiras vão precisar baixar o aplicativo e se cadastrar no sistema.

Uber

  • A Uber conta com uma ferramenta para motoristas mulheres e pessoas não binárias que optam por transportar somente mulheres. 
  • Para acessá-la, basta ser mulher, baixar o aplicativo, criar uma conta como motorista e selecionar a opção.
  • Não há opção de a passageira filtrar somente motoristas mulheres.

99

  • O aplicativo 99 também conta com essa função para motoristas.
  • Também não há opção de a passageira filtrar motoristas mulheres.

Fonte: Instituições consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: