X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Abandono escolar dobra no ensino médio

A taxa de abandono na terceira série do ensino médio na rede estadual passou de 1,4%, em 2019, para 2,9%, em 2021


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Abandono escolar dobra no ensino médio
Sala de aula vazia: pandemia contribuiu para a evasão escolar na rede pública de ensino em todo o País |  Foto: Freepik

Os reflexos da pandemia de covid-19 têm se acumulado na educação. Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 mostraram que a taxa de abandono das salas de aula chegou a dobrar no Estado no 3º ano do ensino médio da rede pública, se comparado a antes das restrições da pandemia.

Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reúnem informações das redes pública e particular quanto à aprovação, reprovação e abandono ao término do ano letivo de 2021. 

No País, a taxa de abandono do ensino médio alcançou 5% em 2021, influenciada pelo forte aumento da rede estadual. A única rede que não apresentou elevação significativa na taxa de abandono foi a privada.

Já no Estado, a taxa de abandono é menor, se comparado aos dados nacionais, passando de 2,1, em 2019, para 2,3 na média de todas as redes em 2021.

No entanto, na rede estadual a diferença se acentuou no final do ensino médio. A taxa de abandono na terceira série do ensino médio na rede estadual passou de 1,4% em 2019 para 1,3% em 2020. Já em 2021, a taxa dobrou para 2,9%.  

Sobre o aumento do número de estudantes que deixaram as escolas no último ano, a Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) informou que adotou estratégias por meio da Busca Ativa Escolar, do Programa Todos na Escola, criado em 2019 e que visa localizar crianças e jovens potencialmente fora da escola ou em risco de abandono escolar. 

Segundo a secretaria, foi realizada uma coleta de dados durante contato com as famílias, por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, com foco na identificação dos motivos do não retorno à escola. 

Neste contexto, foram realizados cinco monitoramentos na rede estadual. 

A Sedu já executa em 2022 ações de Busca Ativa Escolar com base nos dados preliminares e, no momento, analisa os dados oficiais que foram publicados pelo Inep.

Taxa de aprovação cai em 2021

Além do aumento da taxa de abandono nas escolas, o Censo Escolar da Educação Básica 2021 apontou ainda uma redução no Estado da aprovação em 2021, se comparado a 2020. Já em relação a 2019, antes da pandemia, a aprovação era menor.   

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou que as taxas de aprovação no País se mantiveram estáveis entre 2010 e 2019. 

No entanto, em decorrência da pandemia, elas subiram em 2020 por causa das estratégias adotadas. 

Entre elas, a adoção de um currículo continuado entre os anos de 2020 e 2021, como aconteceu na rede estadual no Espírito Santo e em muitos municípios. Nesse caso, ao final de 2020 não houve reprovação por nota dos alunos. 

Devido ao cenário, em 2021 as taxas de aprovação caíram, embora em um patamar superior a 2019.

Quem falou sobre o Censo Escolar foi o especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais Edebrande Cavalieri. “Tomando por base os últimos três anos, alguns dados chamam a atenção no ensino fundamental. Percebemos o declínio da aprovação tanto na rede estadual como municipal, na ordem de 5%”. 

Para ele, mesmo que tenha havido certa flexibilidade durante a pandemia, a reprovação dos alunos traz preocupações. “Uma delas se refere ao abandono, contudo os indicadores não registram aumento significativo da evasão escolar. Pode ter ocorrido dificuldade para as escolas fazerem os registros. Não se sabe. A tendência do abandono durante a pandemia é visível.”

Em relação ao ensino médio, tanto a rede estadual como a municipal, tiveram queda na taxa de aprovação, mantendo, entretanto, a taxa de evasão em torno de 2,5% que, de acordo com ele, é elevada. 

“Na rede privada não chega a 1%. A elevada taxa de reprovação se deve em grande parte às dificuldades com o ensino remoto e as precárias condições das famílias”.


FIQUE POR DENTRO


Censo escolar 2021

  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou essa semana levantamento do Censo de 2021, com as taxas de reprovação, aprovação e abandono escolar.  
  • A pesquisa estatística da educação básica reúne dados de  escolas públicas e privadas.  

Abandono

  • Entre os destaques, está o aumento do  abandono na 3ª série do ensino médio na rede estadual: passou de 1,4% em 2019 para 2,9% em 2021.
Imagem ilustrativa da imagem Abandono escolar dobra no ensino médio

Fonte: Inep.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: