X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta

Com 30 quilômetros de litoral, o município, no Sul do Estado, tem 23 belas praias, que são destino de muitos turistas no verão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta
Ubu é um dos balneários que atraem milhares de visitantes nesta estação | Foto: Divulgação

O município de Anchieta, a aproximadamente 80 quilômetros de Vitória, é um dos mais antigos do Espírito Santo. Com 445 anos, une a riqueza histórica e cultural, os atributos naturais e uma rede de empreendimentos, oferecendo aos visitantes experiências memoráveis.

As belas praias de Anchieta são cobiçadas pelos turistas. Ao longo de 30 quilômetros de litoral, existem 23 delas, que agradam a diferentes perfis de pessoas.

Ubu, por exemplo, distante oito quilômetros da sede, é uma vila de pescadores tranquila, mas, no verão, a calmaria dá lugar à agitação provocada pelo aumento do volume de visitantes. Quem circula por lá, inclusive, encontra, no calçadão à beira-mar, uma cruz com significado histórico.

Conta a história que, quando o padre José de Anchieta morreu, os indígenas transportaram o corpo dele em uma rede até Vitória. Em certo ponto do percurso, onde hoje fica essa cruz, o corpo caiu. Os indígenas, então, começaram a falar a palavra Ubu, que, em tupi-guarani, significa queda.

A Praia de Castelhanos é o destino certo para quem quer se divertir. Quando a maré está baixa, formam-se por lá várias piscinas naturais. Com diversos quiosques e restaurantes, a faixa de areia fica cheia de cadeiras, ocupadas por quem gosta de tomar banho no mar ou só apreciá-lo.

O balneário de Iriri também tem praias badaladas, como a da Areia Preta, a Praia dos Namorados, Costa Azul, Inhaúma e Santa Helena. Ao longo do ano, possui um agitado calendário de eventos, como Festival de Frutos do Mar, Forró Bobó e Iriri Motofest.

O encantador mar azul de Anchieta compõe cenários propícios à diversão em qualquer estação, mas, nesta época do ano, a badalação é impulsionada pelas programações de verão. Hoje, por exemplo, a partir das 16 horas, tem show de Léo Zanol e Banda na Praia do Coqueiro.

No próximo fim de semana, haverá diversas atrações no Centro, na Praça de Iriri, em Castelhanos e em Ubu, como shows, orquestra e cinema. Na sexta (17), Samir Carim e Banda vão agitar a Praça de Iriri. No sábado (18), tem show de Mulekagem do Samba, no Centro; Banda Astral, em Ubu, e Tardezinha com Banda Uau, em Castelhanos, entre outras atrações.

Ecoturismo e desenvolvimento sustentável

Imagem ilustrativa da imagem Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta
Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio | Foto: Divulgação

O Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, em Anchieta, é um lugar especial para a prática do ecoturismo. Inaugurado em 2021, o parque fica entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança, a dois quilômetros do centro da cidade. Com trilha, viveiro de mudas de árvores nativas, circuito para caminhada e mirante, ele é a sede de uma unidade de conservação que possui mais de 1700 . O parque abre todos os dias, das 7h às 18h. A entrada é gratuita. Contato: (28) 99257-6879

Turismo náutico

Imagem ilustrativa da imagem Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta
Passeio com lancha | Foto: Divulgação

Em Anchieta, uma dica é fazer passeios de lancha até praias e ilhas da região. A agência Capitão Grilo tem até roteiro com degustação de ostras extraídas na hora. A duração e o valor dos passeios variam de acordo com o roteiro escolhido. Contato: (27) 99833-5447

Tartarugas marinhas

Imagem ilustrativa da imagem Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta
Filhotes de tartaruga vão em direção ao mar | Foto: Divulgação

Em Anchieta, mais especificamente em Guanabara, há uma base do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), que, além de desenvolver ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas, promove atividades de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Por meio do turismo de experiência, o instituto também faz um importante trabalho de educação ambiental. Uma das vivências mais apreciadas por moradores e visitantes é a abertura de ninhos de tartarugas para o público. Os filhotes saem dos ovos e vão em direção ao mar, encantando os espectadores. Os dias em que acontecem as aberturas não são programados, mas, assim que confirmados, são informados pelo IPCMar no perfil @ipcmar_, no Instagram. O instituto funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Contato: (28) 99983-3267.

*KR Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: