Mar azul, lazer e badalação nas praias de Anchieta
Com 30 quilômetros de litoral, o município, no Sul do Estado, tem 23 belas praias, que são destino de muitos turistas no verão
Escute essa reportagem
O município de Anchieta, a aproximadamente 80 quilômetros de Vitória, é um dos mais antigos do Espírito Santo. Com 445 anos, une a riqueza histórica e cultural, os atributos naturais e uma rede de empreendimentos, oferecendo aos visitantes experiências memoráveis.
As belas praias de Anchieta são cobiçadas pelos turistas. Ao longo de 30 quilômetros de litoral, existem 23 delas, que agradam a diferentes perfis de pessoas.
Ubu, por exemplo, distante oito quilômetros da sede, é uma vila de pescadores tranquila, mas, no verão, a calmaria dá lugar à agitação provocada pelo aumento do volume de visitantes. Quem circula por lá, inclusive, encontra, no calçadão à beira-mar, uma cruz com significado histórico.
Conta a história que, quando o padre José de Anchieta morreu, os indígenas transportaram o corpo dele em uma rede até Vitória. Em certo ponto do percurso, onde hoje fica essa cruz, o corpo caiu. Os indígenas, então, começaram a falar a palavra Ubu, que, em tupi-guarani, significa queda.
A Praia de Castelhanos é o destino certo para quem quer se divertir. Quando a maré está baixa, formam-se por lá várias piscinas naturais. Com diversos quiosques e restaurantes, a faixa de areia fica cheia de cadeiras, ocupadas por quem gosta de tomar banho no mar ou só apreciá-lo.
O balneário de Iriri também tem praias badaladas, como a da Areia Preta, a Praia dos Namorados, Costa Azul, Inhaúma e Santa Helena. Ao longo do ano, possui um agitado calendário de eventos, como Festival de Frutos do Mar, Forró Bobó e Iriri Motofest.
O encantador mar azul de Anchieta compõe cenários propícios à diversão em qualquer estação, mas, nesta época do ano, a badalação é impulsionada pelas programações de verão. Hoje, por exemplo, a partir das 16 horas, tem show de Léo Zanol e Banda na Praia do Coqueiro.
No próximo fim de semana, haverá diversas atrações no Centro, na Praça de Iriri, em Castelhanos e em Ubu, como shows, orquestra e cinema. Na sexta (17), Samir Carim e Banda vão agitar a Praça de Iriri. No sábado (18), tem show de Mulekagem do Samba, no Centro; Banda Astral, em Ubu, e Tardezinha com Banda Uau, em Castelhanos, entre outras atrações.
Ecoturismo e desenvolvimento sustentável
O Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, em Anchieta, é um lugar especial para a prática do ecoturismo. Inaugurado em 2021, o parque fica entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança, a dois quilômetros do centro da cidade. Com trilha, viveiro de mudas de árvores nativas, circuito para caminhada e mirante, ele é a sede de uma unidade de conservação que possui mais de 1700 . O parque abre todos os dias, das 7h às 18h. A entrada é gratuita. Contato: (28) 99257-6879
Turismo náutico
Em Anchieta, uma dica é fazer passeios de lancha até praias e ilhas da região. A agência Capitão Grilo tem até roteiro com degustação de ostras extraídas na hora. A duração e o valor dos passeios variam de acordo com o roteiro escolhido. Contato: (27) 99833-5447
Tartarugas marinhas
Em Anchieta, mais especificamente em Guanabara, há uma base do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), que, além de desenvolver ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas, promove atividades de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Por meio do turismo de experiência, o instituto também faz um importante trabalho de educação ambiental. Uma das vivências mais apreciadas por moradores e visitantes é a abertura de ninhos de tartarugas para o público. Os filhotes saem dos ovos e vão em direção ao mar, encantando os espectadores. Os dias em que acontecem as aberturas não são programados, mas, assim que confirmados, são informados pelo IPCMar no perfil @ipcmar_, no Instagram. O instituto funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Contato: (28) 99983-3267.
*KR Comunicação
Comentários