História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha
Com atrativos para todos os gostos, a cidade canela-verde se consolida cada vez mais como um destino turístico nacional
Escute essa reportagem

Um roteiro rico em história, religiosidade, paisagens espetaculares e diversão. Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo, atrai turistas de diversos estados e países. Não foi à toa que, no ano passado, o município foi reconhecido como o melhor Destino Turístico Inteligente da América Latina.
Segurança, acessibilidade e infraestrutura contribuem para que as pessoas escolham passear na cidade canela-verde, que, além de estar se desenvolvendo em diversos quesitos, incluindo oferta de serviços e toda a rede de hotéis, bares e restaurantes, é naturalmente agraciada com belas praias, natureza exuberante e cenários sensacionais.
A história de Vila Velha é contada junto com a história do Espírito Santo. Em 1535, os portugueses chegaram aonde hoje é a Prainha, a bordo da caravela Glória, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.
Essa trajetória pode ser revisitada no roteiro turístico pela cidade, que inclui visitar monumentos como o Marco Zero da Colonização, no Parque da Prainha, um espaço onde é possível caminhar, fazer piquenique e relaxar. A fonte de águas dançantes diverte crianças e adultos.
O principal atrativo religioso do Espírito Santo fica em Vila Velha e atrai não só católicos, mas, também, turistas com crenças diversas, que reconhecem a riqueza e a beleza do templo localizado em um penhasco, a 154 metros de altitude e a 500 metros do mar.
E, por falar em mar, a cidade possui, além das belas praias, ilhas paradisíacas, bem pertinho da costa. Vale a pena visitar Pituã, acessível ao longo do ano, e as Ilhas Itatiaia, aonde é possível ir entre outubro e abril, porque nos meses restantes o acesso a elas fica proibido, devido ao período de reprodução das aves marinhas.
Assistir ao nascer do sol no Morro do Moreno, conhecer o histórico Farol de Santa Luzia e curtir um dia de sol na badalada Praia da Costa tornam o passeio ainda melhor.
KR Comunicação*
Transporte até as ilhas

Em Itapuã, na Colônia de Pescadores, equipes fazem o transporte para as ilhas costeiras de Vila Velha. Os barqueiros Fábio Junior Borges dos Santos e Robson Gomes Coutinho, da equipe Trem Bala, levam centenas de turistas, diariamente, para curtir as ilhas Pituã e Itatiaia.
O valor da travessia, por pessoa, é R$ 35 para as Ilhas Itatiaia e R$ 25 para a Ilha Pituã. Grupos com quatro pessoas ou mais ganham desconto. As saídas começam às 7 horas. Até as 17h, os barqueiros fazem o transporte de volta. Fica a critério dos visitantes o tempo de permanência nas ilhas. Contato: (27) 99979-1035 / (27) 99570-6785.
Subida ao Convento

O grupo de turistas de Manhuaçu, Minas Gerais, incluiu no roteiro do passeio em Vila Velha uma ida ao Convento da Penha, na Prainha. Para aproveitar ao máximo a experiência, a turma optou por subir a pé até o campinho.
“É uma mistura de propósitos. Somos católicos, o que reforça o caráter religioso do passeio, mas essa é também uma oportunidade de fazermos uma caminhada em meio à natureza e visitarmos um lugar que se destaca pelas belas paisagens”, destacou Cícero Henrique dos Reis, mineiro que já conhecia o Espírito Santo e serviu de guia para os amigos que visitavam o Estado pela primeira vez.
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Um dos atrativos religiosos de Vila Velha é a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, construída em 1945 em Ponta da Fruta e restaurada recentemente.
A religiosidade atrai visitantes e moradores para o local, mas muita gente vai até lá com o desejo de curtir, por exemplo, o mirante, em 180°, de onde é possível contemplar as belezas da cidade canela-verde.
Carnaval de blocos
O Carnaval em Vila Velha terá a animação dos blocos de rua tradicionais na cidade. Entre os dias 1º e 4 de março, Prainha, Itapuã, Santa Mônica, Aribiri, Ulisses Guimarães, São Conrado, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica e Terra Vermelha serão palcos da folia no município.
Na Barra do Jucu, por exemplo, o icônico Bloco Surpresa voltará às ruas. A programação também terá recreação para crianças, bloco infantil e oficinas.
Comentários