X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha

Com atrativos para todos os gostos, a cidade canela-verde se consolida cada vez mais como um destino turístico nacional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha
As Ilhas Itatiaia, em Vila Velha, ficam acessíveis de outubro a abril e atraem muitos turistas para a cidade |  Foto: Leonardo Merçon / Instituto Últimos Refúgios

Um roteiro rico em história, religiosidade, paisagens espetaculares e diversão. Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo, atrai turistas de diversos estados e países. Não foi à toa que, no ano passado, o município foi reconhecido como o melhor Destino Turístico Inteligente da América Latina.

Segurança, acessibilidade e infraestrutura contribuem para que as pessoas escolham passear na cidade canela-verde, que, além de estar se desenvolvendo em diversos quesitos, incluindo oferta de serviços e toda a rede de hotéis, bares e restaurantes, é naturalmente agraciada com belas praias, natureza exuberante e cenários sensacionais.

A história de Vila Velha é contada junto com a história do Espírito Santo. Em 1535, os portugueses chegaram aonde hoje é a Prainha, a bordo da caravela Glória, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Essa trajetória pode ser revisitada no roteiro turístico pela cidade, que inclui visitar monumentos como o Marco Zero da Colonização, no Parque da Prainha, um espaço onde é possível caminhar, fazer piquenique e relaxar. A fonte de águas dançantes diverte crianças e adultos.

O principal atrativo religioso do Espírito Santo fica em Vila Velha e atrai não só católicos, mas, também, turistas com crenças diversas, que reconhecem a riqueza e a beleza do templo localizado em um penhasco, a 154 metros de altitude e a 500 metros do mar.

E, por falar em mar, a cidade possui, além das belas praias, ilhas paradisíacas, bem pertinho da costa. Vale a pena visitar Pituã, acessível ao longo do ano, e as Ilhas Itatiaia, aonde é possível ir entre outubro e abril, porque nos meses restantes o acesso a elas fica proibido, devido ao período de reprodução das aves marinhas.

Assistir ao nascer do sol no Morro do Moreno, conhecer o histórico Farol de Santa Luzia e curtir um dia de sol na badalada Praia da Costa tornam o passeio ainda melhor.

KR Comunicação*

Transporte até as ilhas

Imagem ilustrativa da imagem História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha
|  Foto: Kamila Rangel

Em Itapuã, na Colônia de Pescadores, equipes fazem o transporte para as ilhas costeiras de Vila Velha. Os barqueiros Fábio Junior Borges dos Santos e Robson Gomes Coutinho, da equipe Trem Bala, levam centenas de turistas, diariamente, para curtir as ilhas Pituã e Itatiaia.

O valor da travessia, por pessoa, é R$ 35 para as Ilhas Itatiaia e R$ 25 para a Ilha Pituã. Grupos com quatro pessoas ou mais ganham desconto. As saídas começam às 7 horas. Até as 17h, os barqueiros fazem o transporte de volta. Fica a critério dos visitantes o tempo de permanência nas ilhas. Contato: (27) 99979-1035 / (27) 99570-6785.

Subida ao Convento

Imagem ilustrativa da imagem História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha
|  Foto: Kamila Rangel

O grupo de turistas de Manhuaçu, Minas Gerais, incluiu no roteiro do passeio em Vila Velha uma ida ao Convento da Penha, na Prainha. Para aproveitar ao máximo a experiência, a turma optou por subir a pé até o campinho.

“É uma mistura de propósitos. Somos católicos, o que reforça o caráter religioso do passeio, mas essa é também uma oportunidade de fazermos uma caminhada em meio à natureza e visitarmos um lugar que se destaca pelas belas paisagens”, destacou Cícero Henrique dos Reis, mineiro que já conhecia o Espírito Santo e serviu de guia para os amigos que visitavam o Estado pela primeira vez.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Imagem ilustrativa da imagem História, espiritualidade e ilhas paradisíacas em Vila Velha
|  Foto: Divulgação

Um dos atrativos religiosos de Vila Velha é a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, construída em 1945 em Ponta da Fruta e restaurada recentemente.

A religiosidade atrai visitantes e moradores para o local, mas muita gente vai até lá com o desejo de curtir, por exemplo, o mirante, em 180°, de onde é possível contemplar as belezas da cidade canela-verde.

Carnaval de blocos

O Carnaval em Vila Velha terá a animação dos blocos de rua tradicionais na cidade. Entre os dias 1º e 4 de março, Prainha, Itapuã, Santa Mônica, Aribiri, Ulisses Guimarães, São Conrado, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica e Terra Vermelha serão palcos da folia no município.

Na Barra do Jucu, por exemplo, o icônico Bloco Surpresa voltará às ruas. A programação também terá recreação para crianças, bloco infantil e oficinas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: