Vaticano inicia cerimônia para translado do corpo do Papa Francisco
Velório será aberto ao público até a próxima sexta-feira
Escute essa reportagem

O Vaticano iniciou os atos fúnebres para o velório do Papa Francisco nesta quarta-feira, 23. Às 9h do horário local, 4h de Brasília, um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, está antecedendo o translado do corpo que deixará a Capela de Santa Marta em procissão até a Basílica de São Pedro.
O velório será aberto ao público até sexta-feira, 25.
Os atos fúnebres do primeiro pontífice latino-americano serão concluídos no sábado com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Desde Leão XIII, em 1903, um papa não era sepultado fora do Vaticano.
Leia também
Ao contrário de seus antecessores, o corpo do papa não será colocado em um esquife elevado para o velório, a pedido expresso do líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos do mundo, que desejou maior simplicidade e sobriedade nos ritos.
Uma vez dentro da basílica, o caixão será colocado no altar principal da basílica do século XVI, de frente para os bancos.
Jorge Mario Bergoglio será velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário, de acordo com imagens divulgadas pelo Vaticano.
Ao longo da semana os cardeais continuam realizando reuniões para planejar o conclave que elege o sucessor de Francisco, além de definir outras decisões sobre a administração da Igreja Católica. /AFP e AP
Comentários