X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Trem descarrila e tomba no Rio; calor fez trilhos chegarem a 71°C e sofrer dilatação, diz empresa


Ouvir

Escute essa reportagem

Um trem do ramal Guapimirim, no Rio de Janeiro, descarrilou na tarde desta quinta-feira, 20, e tombou nas proximidades da estação Parque Estrela, em Magé, cidade da Baixada Fluminense. Ninguém ficou ferido na ocorrência e todos os passageiros foram retirados em segurança.

Por causa do acidente, a circulação do modal, que fazia o trajeto Saracuruna x Guapimirim, precisou ser suspensa. Até o início da noite, equipes da SuperVia, empresa responsável pelo trecho, estavam no local para realizar os reparos e normalizar o serviço.

Imagem ilustrativa da imagem Trem descarrila e tomba no Rio; calor fez trilhos chegarem a 71°C e sofrer dilatação, diz empresa
Trem do ramal Guapimirim descarrila e tomba em Magé, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução via instagram/@diario.do.transporte

Em nota, a SuperVia explica que o acidente foi provocado pela alta temperatura registrada na linha férrea, que chegou a 71°C. O calor, segundo a empresa, provocou a “flambagem dos trilhos”.

A dilatação dos trilhos causada pelas temperaturas elevadas são chamadas, tecnicamente, de “ensarilhamento”. Em um vídeo divulgado pela própria SuperVia no ano passado, uma das maquinistas da empresa explica o fenômeno.

“O normal do trilho é que ele esteja reto. Quando acontece a dilatação pela alta temperatura, ele fica em uma situação semelhante como essa”, diz a funcionária Priscila, apontando para uma parte da linha com uma curvatura em “S” (veja o vídeo abaixo).

“Dessa maneira, nós não podemos seguir viagem. Temos que parar para que haja o conserto do trilho”, acrescentou.

O Rio de Janeiro vem sendo atingido por uma onda de calor esta semana, que faz o Estado registrar recordes de altas temperaturas. Na segunda-feira, 17, a capital fluminense atingiu o Nível de Calor 4 (a escala vai de 1 a 5), acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C.

A cidade de Magé registrou um calor que variou entre 34°C e 37°C no início da tarde desta quinta, quando aconteceu o acidente, por volta das 14h40. Para esta sexta-feira, a previsão é de que a cidade tenha máxima de 34°C e mínima de 24°.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: