X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Reitor da PUC-RJ conta como foi encontro com o novo papa há menos de um mês: ‘É um homem profundo’


Ouvir

Escute essa reportagem

Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), o padre Anderson Pedroso se encontrou com o então cardeal Robert Prevost na última Sexta Feira Santa, em abril, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira, 8, e adotou o nome de Leão XIV. “Foi um privilégio; estava diante de um homem de Deus”, contou o reitor.

Padre Anderson está organizando um encontro de reitores das universidades católicas ibero-americanas, que vai acontecer entre os dias 20 e 24 de maio, no campus da Gávea, no Rio, sob o nome Dívida Ecológica e Esperança Pública. São esperados mais de 200 líderes de 150 universidades da América Latina, Caribe, Estados Unidos, Espanha e Portugal.

A ideia é debater não apenas a questão ecológica, como também a importância da democracia no continente americano. “Como ele (Prevost) era o prefeito dos bispos, parte de seu trabalho era justamente promover esse encontro”, contou padre Anderson, que aproveitou a ocasião para fazer uma foto ao lado do então cardeal. “Como ele está nos apoiando, fui conversar com ele sobre isso.”

Sobre o encontro com Prevost na Basílica de São Pedro, padre Anderson contou: “Foi um encontro muito bonito na basílica, ele é um homem muito profundo, que aparenta timidez, mas, na verdade, é um homem reservado. É um homem profundo, de muita espiritualidade, um homem de Deus. Conversei com ele sobre o encontro de reitores e também sobre outras questões. Foi um privilégio. Só sabia de uma coisa: estava diante de um homem de Deus; agora entendo que realmente estava diante do novo papa Leão XIV”.

Este será o segundo encontro dos reitores ibero-americanos. O primeiro foi realizado pelo papa Francisco, em setembro de 2023. A Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) foi criada em 2016, sob a inspiração da encíclica Laudato Si (Louvado Seja), escrita pelo papa Francisco no ano anterior como um alerta ao agravamento da crise climática que assola o planeta.

“O novo papa é um missionário, um migrante, um homem que saiu do seu país, deixou a mentalidade americana para trás, e se tornou peruano, bispo de um lugar muito pobre”, resumiu padre Anderson, citando as qualidades e o preparo de Provost. “Ele ainda foi padre geral dos agostinianos, o chefe de todos os agostinianos do mundo, e finalmente, foi trabalhar na Cúria, como prefeito dos bispos.”

Chamou atenção do padre Anderson Pedroso também o tom adotado por Leão XIV em seu primeiro discurso, diante de 150 mil pessoas que lotaram a Praça São Pedro nesta quinta-feira. “Ele prestou uma homenagem extraordinária ao papa Francisco, ao citá-lo de forma afetiva, abundante e muito comprometida. E falou uma palavra muito importante, sinodalidade (um chamado à participação ativa de todos os membros da Igreja), que é a nova forma de governança da Igreja.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: