A mensagem de cardeal brasileiro ao papa Francisco que o ajudou na escolha do nome
A decisão de adotar o nome foi fruto de conversa do então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes
Escute essa reportagem

BRASÍLIA- Conhecido como o pontífice que priorizou os pobres, o papa Francisco escolheu seu nome como uma homenagem a São Francisco de Assis, que defendia uma Igreja para os mais necessitados. Ele foi o primeiro líder da Igreja Católica a escolher este nome.
A decisão de adotar o nome foi fruto de conversa do então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes.
Em 2013, quando assumiu o cargo, o pontífice revelou à imprensa como um conselho do brasileiro levou à escolha:
“Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o papa. Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente me lembrei de São Francisco de Assis.”
Em 2022, quando Dom Claudio Hummes morreu, o papa enviou um telegrama ao arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, lamentando a partida do amigo.
Na ocasião, Francisco recordou o conselho que recebeu do cardeal brasileiro quando se tornou papa. “Trago sempre vivas na memória as palavras que d. Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”, escreveu.
Na época, o Santo Padre também relembrou a dedicação do colega e seus trabalhos na Amazônia.
O cardeal, que era antigo amigo do papa, ganhou notoriedade mundial na eleição de Francisco quando apareceu ao seu lado no balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários