Papa Leão XIV visitou igrejas, escolas e famílias carentes no Brasil; veja mapa por onde ele passou
Escute essa reportagem
Antes de ser eleito papa Leão XIV, Robert Francis Prevost visitou o Brasil e participou de missões, celebrações e reuniões de jovens agostinianos. Conforme apuração do Estadão, ele visitou o País ao menos três vezes, em 2004, 2012 e 2013, e esteve em quatro Estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em São Paulo, o atual papa visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, escolas agostinianas da capital e famílias humildes de Guarulhos, na região metropolitana.
Robert Prevost participou ainda das celebrações de aniversário de 70 anos do Colégio Santo Agostinho, de Belo Horizonte, em 2004. Na época, ele era prior agostiniano.
É deste evento a foto que viralizou nas redes sociais, em que ele aparece, junto de outros homens, tomando o que parece ser um copo de cerveja. A escola não tem registro, no entanto, de qual tipo de bebida foi servida no evento e bebida por Prevost.

“Para nós, agostinianos, foi uma surpresa e uma grande alegria a notícia do papa Leão XIV. O papa foi nosso prior geral (dos agostinianos) por dois mandatos e esteve aqui no Brasil várias vezes?, diz o frei Jeferson Felipe, religioso agostiniano e vice-presidente da Rede Lius Agostinianos, mantenedora do Colégio Santo Agostinho.
O principal contato de frei Jeferson Felipe com Prevost foi em 2012, em outra visita do religioso a Minas Gerais, quando ele celebrou a Profissão Solene de novos frades no Recanto Santo Agostinho, atual Ilali, em Mário Campos, interior do Estado.
“Ele veio presidir o nosso capítulo, nossa assembleia vicarial (encontro que reúne membros de várias paróquias de um mesmo vicariato)“, diz Jeferson Felipe.
Leia também
Ainda em 2004, o então prior agostiniano Robert Prevost esteve em Rolândia, no Paraná, conforme a prefeitura da cidade. No município, ele participou de missas de Solenidade de Nossa Senhora de Aparecida, nas paróquias São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima.
O novo papa parece em fotos do arquivo das duas paróquias junto ao Frei Maciel Alves Bueno e com outras autoridades eclesiásticas, como o Frei Rodrigo Viera da Silva.
Jornada Mundial da Juventude, em 2013
Em 2013, Prevost veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que recebeu o papa Francisco no Rio de Janeiro. Antes do evento, ele participou do Encontro Internacional dos Jovens Agostianos, uma preparação para a Jornada, em São Paulo, nos colégios Agostiniano Mendel e São José. Também participou de missões em Guarulhos, na região metropolitana, com o mesmo grupo.
“A gente reuniu cerca de 700 jovens agostinianos do mundo inteiro e ele era prior dos agostinianos na época, então veio como responsável. Eu lembro, dessa época, que ele era uma pessoa reservada, tímida, mas sempre com um sorriso no rosto. Era uma pessoa de fácil acesso, você via todo mundo tirando fotos com ele, via que as pessoas tinham carinho”, diz Caio Domingos, coordenador da pastoral do colégio Agostiniano Mendel.
Durante este evento, o grupo, junto de Prevost, também visitou famílias humildes de Guarulhos, na Grande São Paulo. “A gente fez missões e ele foi uma pessoa que não se absteve de ir (apesar do alto cargo que já ocupava na época). Ele estava junto com a gente, nós nos dividimos em muitos grupos, muitos jovens, e ele quis visitar as famílias das comunidades carentes."

Partindo de São Paulo e a caminho do Rio para a Jornada de 2013, o então superior da Congregação Agostiana fez uma parada em Aparecida, no interior de São Paulo, e visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.
“No dia 21 de julho de 2013, o papa Leão XIV esteve presente em uma missa celebrada às 10h no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração marcou o encerramento do Encontro Internacional dos Jovens Agostinianos“, diz o santuário. ”Na ocasião estiveram presentes 1.000 jovens agostinianos, que seguiram rumo ao Rio de Janeiro.”
Já no Rio, ele visitou a paróquia Nossa Senhora da Consolação, que também relembrou o momento nas redes sociais após o anúncio de que Prevost era o novo papa.
“Muitos freis de nossa província tiveram a alegria de conviver com o papa Leão XIV, especialmente durante o período em que viveu no Peru. E temos a grande graça de dizer que ele já esteve em nossa paróquia! Nas fotos, revivemos esse momento tão especial com o registro da Primeira Profissão do Frei Álefe Lucas e a visita do então bispo, hoje papa, à nossa comunidade em 2013.”
Leão XIV tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas dedicou boa parte do seu trabalho religioso no Peru, por isso recebeu a cidadania peruana em 2015. É o primeiro papa americano e peruano, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco, com quem tinha afinidade.
Comentários