X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula, Trump, Putin e Zelenski cumprimentam papa Leão XIV; veja o que líderes disseram sobre escolha


Ouvir

Escute essa reportagem

Líderes mundiais comentaram a escolha do cardeal Robert Prevost como o novo papa na votação realizada no Vaticano nesta quinta-feira, 8. O sucessor do papa Francisco escolheu o nome de Leão XIV.

O presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e o presidente russo, Vladimir Putin falaram em “momento significativo”, “apoio moral” e “diálogo construtivo”. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou o desejo de “continuidade ao legado do papa Francisco”.

Durante seu discurso, Leão XIV pediu pela paz “desarmada e desarmante”, além da ajuda dos fiéis em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza. “Vocês também podem nos ajudar a construir pontes por meio do diálogo e do encontro, para sermos um só povo, para estarmos em paz”, disse.

Leia, abaixo, comunicados de líderes mundiais sobre a escolha.

Lula fala em ‘continuidade’

O presidente brasileiro parabenizou Robert Prevost e expressou o desejo de que Leão XIV “dê continuidade ao legado do Papa Francisco”. “(Francisco) teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, disse.

“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo.”

Trump espera encontro

O presidente dos Estados Unidos também parabenizou Robert Prevost em uma publicação nas redes sociais. Leão XIV é o primeiro papa norte-americano da história. “Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, disse.

Zelenski pede ‘apoio moral’ à Ucrânia

O líder da Ucrânia também parabenizou o novo papa e pediu o apoio de Leão XIV na guerra contra a Rússia. “Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força — tanto espiritual quanto física — para cumprir sua nobre missão”, disse.

Putin espera ‘diálogo construtivo’

Em um comunicado emitido pelo Kremlin, o presidente russo falou em diálogo com o novo pontífice. “Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem se desenvolvendo com base nos valores cristãos que nos unem”, afirmou.

Boluarte diz que novo papa ‘serviu com amor e fé’ no Peru

A presidente do Peru, Dina Boluarte, saudou “fraternalmente” Leão XIV e disse que o pontífice “serviu com amor e fé” o povo no país. Robert Prevost foi nacionalizado peruano em 2015.

“Na sua primeira mensagem como pontífice, lembrou com emoção do seu tempo em Chiclayo e a sua proximidade ao Peru. Deus te abençoe em sua missão”, disse.

Ursula von der Leyen deseja que papa ‘inspire a paz’

A presidente da Comissão Europeia também publicou um comunicado nas redes sociais parabenizando o novo papa. “Desejamos que seu pontificado seja guiado pela sabedoria e pela força, enquanto ele lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio de seu compromisso com a paz e o diálogo”, escreveu.

Herzog fala em ‘melhorar relacionamento’ de Israel com Vaticano

O presidente Isaac Herzog expressou nas redes sociais o desejo de “melhorar o relacionamento” entre Israel e o Vaticano e de “fortalecer a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e ao redor do mundo”.

“Que seu papado seja um período de construção de pontes e entendimento entre todas as crenças e povos. Que possamos ver o retorno imediato e seguro dos reféns ainda mantidos em Gaza e uma nova era de paz em nossa região e em todo o mundo”, disse.

Reis da Espanha dizem que apelo pela paz ‘inspira’

A Casa Real espanhola também emitiu um comunicado elogiando o apelo de Leão XIV pela paz. “(Seu pedido) nos inspira, nos encoraja e reflete os desejos e sentimentos mais profundos do povo espanhol”, afirmou a nota.

Sheinbaum reafirmou ‘convergência humanista’ do México

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, também parabenizou Leão XIV e elogiou seu pedido pela paz. “Reafirmo nossa convergência humanista em prol da paz e da prosperidade mundial.”

Meloni diz que Leão XIV seguirá ‘legado espiritual’ de Francisco

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também elogiou o chamado de Leão XIV “à paz, à fraternidade e à responsabilidade”. “Um legado espiritual que segue o caminho traçado pelo papa Francisco e que a Itália olha com respeito e esperança”, escreveu.

Starmer diz que escolha é ‘novo capítulo’ para Igreja Católica

Em nota publicada nas redes sociais, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, celebrou o fato de Leão XIV ser o primeiro papa norte-americano da história e afirmou que a eleição é um “novo capítulo” para a liderança da Igreja Católica.

“Como o papado de Papa Francisco mostrou, a Santa Sé tem um papel especial para unir pessoas e nações para tratar as maiores mazelas dos nossos tempos; especialmente em relação às mudanças climáticas, redução da pobreza e promoção da paz e da justiça ao redor do mundo”, disse.

Milei pede que papa defenda ‘vida e propriedade privada’

Javier Milei, presidente da Argentina, também afirmou que o novo pontificado “marca um novo capítulo” para a Igreja. “Hoje mais do que nunca, esperamos que a voz do papa ressoe com força na defesa dos pilares que sustentaram a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada, como fundamento da responsabilidade pessoal e do desenvolvimento dos povos”, disse.

*Com informações da AFP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: