Lula, Janja e Dilma participam de velório do papa Francisco; veja imagens
Escute essa reportagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira, 25, do velório do papa Francisco. Também estiveram presentes a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, a ex-presidente Dilma Rousseff e o embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República.
Como mostrou o Estadão mais cedo, a comitiva brasileira chegou a Roma às 8h30 (horário de Brasília). O grupo é composto ainda por quatro ministros de Estado, os chefes dos Três Poderes e dez parlamentares.
Até o início da semana, a agenda prevista do presidente na Europa era apenas o comparecimento às cerimônias de despedida do papa, sem encontros bilaterais. Lula esteve no velório pouco antes do encerramento.
O caixão do papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta, finalizando, assim, o velório, que começou na quarta-feira, 22. Jorge Mario Bergoglio foi velado em um caixão aberto, feito de madeira e zinco. O pontífice estava vestido com uma casula vermelha e uma mitra branca, segurando um rosário.
As filas para se despedir do líder da Igreja Católica, que morreu aos 88 anos nessa segunda-feira, 21, estavam demorando, em média, 5 horas. Neste último dia, não foi diferente.
O funeral acontecerá no sábado, 26, às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, quando será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. No dia, é esperada a presença de fiéis e autoridades de todo o mundo.
O presidente Lula descreveu, nas redes sociais, o comparecimento ao velório como “a primeira despedida ao papa Francisco”. Ele aproveitou ainda para homenagear o Santo Padre. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.
Como o governo havia divulgado no começo da semana, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também estão no Vaticano.
A presença deles na comitiva ocorre em meio a envios de projetos importantes do governo ao Congresso, e a viagem é vista como uma oportunidade também para alinhar as votações das propostas.
O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca. No dia anterior, o argentino, de 88 anos, apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.
Lista da comitiva brasileira para funeral do papa
- Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
- Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski;
- Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira;
- Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo;
- Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP);
- Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
- Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso;
- Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência;
- Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
- Senadora Leila Barros (PDT-DF);
- Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
- Deputado Odair Cunha (PT-MG);
- Deputado Padre João (PT-MG);
- Deputado Reimont (PT-RJ);
- Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
- Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
- Deputada Professora Goreth (PDT-AP).
Comentários