X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula, Janja e Dilma participam de velório do papa Francisco; veja imagens


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira, 25, do velório do papa Francisco. Também estiveram presentes a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, a ex-presidente Dilma Rousseff e o embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República.

Como mostrou o Estadão mais cedo, a comitiva brasileira chegou a Roma às 8h30 (horário de Brasília). O grupo é composto ainda por quatro ministros de Estado, os chefes dos Três Poderes e dez parlamentares.

Até o início da semana, a agenda prevista do presidente na Europa era apenas o comparecimento às cerimônias de despedida do papa, sem encontros bilaterais. Lula esteve no velório pouco antes do encerramento.

O caixão do papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta, finalizando, assim, o velório, que começou na quarta-feira, 22. Jorge Mario Bergoglio foi velado em um caixão aberto, feito de madeira e zinco. O pontífice estava vestido com uma casula vermelha e uma mitra branca, segurando um rosário.

As filas para se despedir do líder da Igreja Católica, que morreu aos 88 anos nessa segunda-feira, 21, estavam demorando, em média, 5 horas. Neste último dia, não foi diferente.

O funeral acontecerá no sábado, 26, às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, quando será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. No dia, é esperada a presença de fiéis e autoridades de todo o mundo.

O presidente Lula descreveu, nas redes sociais, o comparecimento ao velório como “a primeira despedida ao papa Francisco”. Ele aproveitou ainda para homenagear o Santo Padre. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.

Como o governo havia divulgado no começo da semana, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também estão no Vaticano.

A presença deles na comitiva ocorre em meio a envios de projetos importantes do governo ao Congresso, e a viagem é vista como uma oportunidade também para alinhar as votações das propostas.

O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca. No dia anterior, o argentino, de 88 anos, apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Lista da comitiva brasileira para funeral do papa

  1. Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
  2. Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski;
  3. Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira;
  4. Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo;
  5. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP);
  6. Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
  7. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso;
  8. Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência;
  9. Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
  10. Senadora Leila Barros (PDT-DF);
  11. Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
  12. Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
  13. Deputado Odair Cunha (PT-MG);
  14. Deputado Padre João (PT-MG);
  15. Deputado Reimont (PT-RJ);
  16. Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
  17. Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
  18. Deputada Professora Goreth (PDT-AP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: