X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Justiça permite que Coco Bambu use slogan 'melhor restaurante do Brasil'

A disputa começou em 2021, quando o Outback denunciou ao Conar o slogan


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Justiça permite que Coco Bambu use slogan 'melhor restaurante do Brasil'
Juíza argumentou que a expressão melhor é subjetiva e não poderia ser comprovada por perícia |  Foto: - Divulgação/Instagram

O Coco Bambu ganhou uma disputa judicial contra o Outback e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que permite o uso do slogan "o melhor restaurante do Brasil".

Em decisão publicada no final de janeiro, a juíza Larissa Gaspar Tunala, da 1ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), afirmou que essa forma de publicidade conhecida como "puffing", que faz adjetivação exagerada de um produto, é legal desde que não resulte em concorrência desleal ou propaganda enganosa.

"Entendo que a autora se utilizou de lícita propaganda comparativa, buscando expandir seus negócios no mercado, sem atacar a imagem do Outback ou de qualquer outro restaurante", escreveu na sentença.

Na decisão, ela também argumentou que a expressão melhor é subjetiva e não poderia ser comprovada por perícia.

A juíza afirmou que o Conar já teve decisões contraditórias em casos semelhantes. O conselho permitiu que a Heinz Brasil usasse o termo "a melhor maionese do Brasil", apesar de reclamação formal da Unilever, proprietária da marca Hellmann's e concorrente da Heinz.

Entenda o caso 

A disputa começou em 2021, quando o Outback, rede inspirada na Austrália mas fundada nos EUA, denunciou ao Conar o slogan "Coco Bambu - o melhor restaurante do Brasil" por propagando irregular.

Segundo a rede americana, a frase parte de uma superioridade não comprovada e induz o consumidor a erro. Naquele ano, o conselho entendeu que o Coco Bambu estaria, sim, "desvalorizando a imagem de seus concorrentes sem ter dados que comprovem" o slogan.

O Conar então recomendou que o termo "melhor" fosse detalhado. A partir daí, a rede de frutos do mar passou a usar o slogan "o melhor restaurante do Brasil conforme quantitativo de prêmios Traveller's Choice Award, conjunto de avaliações no Tripadvisor e NPS Award 2022", uma menção a avaliações que confirmariam as qualidades da empresa.

Após a mudança, o Outback entrou com outra denúncia no Conar por considerar que as mudanças não eram suficientes.

A rede americana afirmou que poucos restaurantes da concorrente têm o selo NPS Awards e que a Tripadvisor não classifica esse tipo de estabelecimento com base no conjunto de avaliações e prêmios Traveller's Choice Awards.

O Conar pediu uma outra alteração no slogan do Coco Bambu,. Em resposta, a empresa entrou na Justiça para suspender tanto as ações contra as suas propagandas quanto as penalidades do Conar.

O TJSP deu uma liminar favorável ao Coco Bambu, que foi confirmada com a sentença da juíza Larissa Gaspar Tunala em janeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: