X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Governo de SP alerta para golpe que usa inteligência artificial para simular voz de Tarcísio


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo de São Paulo alerta para um golpe utilizando imagem e voz produzidas com inteligência artificial (IA). Em vídeo que circula na internet, golpistas recriaram a voz do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e reproduzem um texto falso que diz que o Procon de São Paulo determinou multa a todas as bandeiras de cartões de crédito, obrigando-as a devolver um valor em dinheiro aos consumidores que fizeram compras com seus cartões - um suposto cashback.

A fake news orienta os usuários a clicar em um link que simula um site do Procon-SP. Ao acessar essa postagem, as vítimas são levadas a fornecer informações pessoais e bancárias sob o pretexto de receber o reembolso prometido.

O Procon-SP e outros órgãos do governo de São Paulo não promovem campanhas de cashback de compras de cartão de crédito e recomendam que qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia. "É fundamental que a população verifique a autenticidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal", alerta.

Por meio do sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a pasta identificou o golpe e abriu um inquérito policial para apurar o uso indevido da IA na falsificação da voz do governador e na execução da fraude, afirma o governo. A ação visa a identificar e responsabilizar os responsáveis pelo crime cibernético.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: