X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Freira amiga do papa Francisco quebra o protocolo durante velório; veja vídeo


Ouvir

Escute essa reportagem

A freira francesa Geneviève Jeanningros quebrou o protocolo durante o velório do papa Francisco, iniciado nesta quarta-feira, 23, na Basílica de São Pedro. Ela foi uma das primeiras pessoas a se despedir do pontífice, antes mesmo da abertura para o público.

Ela parou sozinha diante do caixão com uma mochila nas costas e foi flagrada enquanto rezava longamente e chorava. Geneviève é freira da Congregação das Pequenas Irmãs de Jesus e era amiga pessoal do papa Francisco.

Ela comanda um projeto de acolhimento a transexuais e muitas vezes serviu de ponte do pontífice com a comunidade de LGBTQ+. A freira, inclusive, foi responsável por levar diversos grupos de mulheres atendidas pela congregação para ver Francisco em audiências no Vaticano.

Geneviève tem 82 anos e é sobrinha de outra freira francesa, Léonie Duquet, sequestrada e assassinada pela ditadura militar na Argentina.

Cronograma da despedida

O velório começou na manhã desta quarta, 23, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e irá até sexta-feira, 25. O Vaticano reforçou o esquema de segurança e espera receber 200 mil fiéis. O caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde será realizado o sepultamento às 10 horas (5h em Brasília) do sábado, 26. Também no sábado será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.

Diferentemente de seus antecessores, o corpo de Francisco não foi colocado em um esquife elevado para o velório, conforme pedido do líder da Igreja Católica, que desejou maior sobriedade nos ritos. O caráter simples dado aos ritos fúnebres reafirma uma das marcas de Francisco em seu pontificado de 12 anos, quando abandonou luxos e excessos do cargo para aproximar a figura do papa aos fiéis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: