Freira amiga do papa Francisco quebra o protocolo durante velório; veja vídeo
Escute essa reportagem
A freira francesa Geneviève Jeanningros quebrou o protocolo durante o velório do papa Francisco, iniciado nesta quarta-feira, 23, na Basílica de São Pedro. Ela foi uma das primeiras pessoas a se despedir do pontífice, antes mesmo da abertura para o público.
Ela parou sozinha diante do caixão com uma mochila nas costas e foi flagrada enquanto rezava longamente e chorava. Geneviève é freira da Congregação das Pequenas Irmãs de Jesus e era amiga pessoal do papa Francisco.
Ela comanda um projeto de acolhimento a transexuais e muitas vezes serviu de ponte do pontífice com a comunidade de LGBTQ+. A freira, inclusive, foi responsável por levar diversos grupos de mulheres atendidas pela congregação para ver Francisco em audiências no Vaticano.
Geneviève tem 82 anos e é sobrinha de outra freira francesa, Léonie Duquet, sequestrada e assassinada pela ditadura militar na Argentina.
Cronograma da despedida
O velório começou na manhã desta quarta, 23, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e irá até sexta-feira, 25. O Vaticano reforçou o esquema de segurança e espera receber 200 mil fiéis. O caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde será realizado o sepultamento às 10 horas (5h em Brasília) do sábado, 26. Também no sábado será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.
Diferentemente de seus antecessores, o corpo de Francisco não foi colocado em um esquife elevado para o velório, conforme pedido do líder da Igreja Católica, que desejou maior sobriedade nos ritos. O caráter simples dado aos ritos fúnebres reafirma uma das marcas de Francisco em seu pontificado de 12 anos, quando abandonou luxos e excessos do cargo para aproximar a figura do papa aos fiéis.
Comentários