Em quais países nasceram os papas? Leão XIV é o primeiro americano; veja lista
Escute essa reportagem
A Igreja Católica escolheu nesta quinta-feira, 8, seu 267ª papa, Robert Francis Prevost (Leão XIV), nascido em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, que vai ocupar o lugar de Francisco, morto em 21 de abril. Ele é o primeiro nascido nos Estados Unidos na história da Igreja Católica. Quase 80% dos 267 pontífices nasceram em territórios que hoje pertencem à Itália. Mas quais as nacionalidades dos demais?
A reportagem fez uma pesquisa a partir das informações constantes no site oficial do Vaticano, cidade-estado que é a sede da Igreja Católica. Como os primeiros papas viveram há 2.000 anos, sobre alguns não há informações quanto ao local de nascimento, e muitos deles nasceram em áreas que hoje pertencem a países que não existiam naquela época. O Estadão considerou a distribuição atual de nações.

Dos 267 papas, 210 (78%) nasceram em territórios que hoje pertencem à Itália, segundo os dados do Vaticano. O primeiro deles foi Lino, segundo papa da história, nascido em Tuscia e que liderou a Igreja Católica entre os anos de 68 e 79. O mais recente italiano a ocupar o posto de papa foi João Paulo I, que liderou os católicos em 1978.
O segundo país que mais originou líderes da Igreja Católica foi a França: 17 papas nasceram em território francês. O terceiro país com mais papas é a Grécia: 11. Em quarto lugar figura a Síria, com 6 papas.
Três papas nasceram na África – o Vaticano não especifica qual seria a região, mas outros sites dizem se tratar de territórios hoje pertencentes à Tunísia.
Outros três papas nasceram na Alemanha – o mais recente deles foi Bento XVI, antecessor imediato do papa Francisco.
Dois papas nasceram em regiões que hoje pertencem a Israel e na época eram territórios palestinos. Pedro, o primeiro papa, um dos 12 apóstolos de Cristo, nasceu em 10 a.C. em Betsaida, na Galileia. “Hoje esse território pertence ao estado de Israel”, conta o padre e professor doutor Boris Nef, da Faculdade de Teologia da PUC-SP. O primeiro papa desempenhou essa função até o ano de 64 ou 67, segundo o Vaticano.
O papa Teodoro I, que ocupou o cargo de 642 a 649, nasceu em Jerusalém, que naquela época também era um território palestino – hoje a cidade é capital de Israel e centro de uma disputa entre israelenses e palestinos.
Dois papas nasceram na região da Dalmácia, que hoje fica, em sua maior parte, na Croácia. Mas existem partes da Dalmácia também em na Bósnia e Herzegovina e em Montenegro, e não há registro sobre a área específica do nascimento desses papas.
Outros dois papas nasceram em regiões que hoje integram a Espanha.
Outros seis países têm um papa cada um: Áustria, Inglaterra, Portugal, Holanda, Polônia (João Paulo II, que liderou os católicos de 1978 a 2005) e Argentina (Francisco, que foi papa entre 2013 e 2025).
O site do Vaticano não identifica a nacionalidade de quatro papas, cujo local de nascimento é desconhecido pela sede da Igreja Católica.
Confira a lista:
Itália – 210 papas
França – 17
Grécia – 11
Síria – 6
Alemanha – 3
África – 3
Espanha - 2
Croácia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro – 2
Estados Unidos - 1
Argentina – 1
Áustria – 1
Holanda – 1
Inglaterra – 1
Palestina – 1
Polônia - 1
Portugal – 1
Desconhecidos – 4
Comentários