X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Conclave mais longo durou quase 3 anos: veja como é cronograma agora

Ritual para escolha do novo pontífice terá início na quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Conclave mais longo durou quase 3 anos: veja como é cronograma agora
Na quarta (07), será realizada a missa que marca o início do conclave |  Foto: GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O conclave para escolher o sucessor do papa Francisco começa na quarta-feira, 7. Durante esse período, cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo. Uma maioria de dois terços é necessária para eleger o novo pontífice. Se o número de eleitores permanecer em 133, o vencedor precisará de 89 votos.

Na quarta (07), às 10 horas (pelo horário local), será realizada a missa “pro elegendo Pontífice”, celebração litúrgica solene que marca o início do conclave. Os cardeais se reúnem para pedir assistência do Espírito Santo na escolha do novo pontífice.

Os últimos encontros entre cardeais para a escolha do pontífice na Capela Sistina foram curtos e não duraram mais do que cinco dias.

Por que o conclave foi criado?

O conclave foi uma forma de constranger os cardeais a apressar o voto para que a Santa Sé não ficasse vaga por longos períodos.

Foi o que aconteceu depois da morte de Clemente IV, em novembro de 1268. O cargo ficou sem titular por 2 anos, 9 meses e 2 dias.

Naquela época, dezoito cardeais se reuniram no Palácio Papal de Viterbo para eleger o novo papa. Foi o ‘conclave’ mais longo da história, de acordo com a Santa Sé. “Eram tempos difíceis. Durante esse longo período, a população de Viterbo, exasperada, decidiu trancar os cardeais no palácio. As portas foram fechadas com tijolos e o telhado removido. Por fim, Gregório X, arquidiácono de Liège, que na época se encontrava na Terra Santa, foi eleito”, conforme o Vaticano.

Em 1274, ele promulgou a Constituição Ubi periculum, que instituiu oficialmente o conclave. Entre outras coisas, estabeleceu-se que ele deveria ser realizado num local precisamente ‘fechado a chave’ por dentro e por fora.

“O primeiro conclave da história, após a promulgação da constituição, foi o de Arezzo, em 1276, com a eleição de Inocêncio V”, segundo a Santa Sé.

Foi em 1621 que Gregório XV introduziu a obrigação do voto secreto e escrito.

“Em 1904, Pio X proibiu o suposto direito de exclusividade, sob qualquer forma. Também foi introduzida a obrigação de sigilo sobre o que acontecia no conclave, mesmo após a eleição, e a regra de manter a documentação disponível apenas ao papa”, conforme o Vaticano. O Estadão cobre conclaves desde 1878.

A legislação, atualmente, em vigor para a eleição do novo pontífice é a ‘Universi Dominici Gregis‘, promulgada por João Paulo II em 1996 e modificada por Bento XVI em 2013. “Ela estabelece, entre outras coisas, que o Conclave deve ser realizado na Capela Sistina.”

O que representa a fumaça que sai da chaminé?

A estufa é usada para queimar os votos dos cardeais aos candidatos ao papado após a contagem. O voto é dado por escrito em uma cédula oficial do Vaticano. O material é incinerado em seguida. A saída de fumaça preta pela chaminé indica que nenhum candidato obteve os votos necessários, sendo iniciado um novo escrutínio.

Já a fumaça branca na chaminé anuncia um novo papa. “É precisamente para essa chaminé que, nos próximos dias, os olhares do mundo estarão voltados, à espera do tão aguardado sinal: a fumaça branca, que confirma a eleição do sucessor do Papa Francisco”, segundo o Vatican News.

O que significa quando dizem: ‘Habemus Papam’?

Esta expressão em latim significa “temos um papa”. São as palavras usadas pelo “protodiácono” do Colégio dos Cardeais para anunciar, da loggia da Basílica de São Pedro, que um novo papa foi eleito.

Ele então diz o nome de nascimento do novo papa e o nome que ele escolheu usar, também em latim. O atual protodiácono é o cardeal francês Dominique Mamberti. /Com agências e Vatican News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: