X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Chuva em Santa Catarina causa alagamentos, deixa estragos e quartel dos bombeiros desaba


Ouvir

Escute essa reportagem

A intensa chuva que atingiu Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, causou alagamentos, provocou muitos estragos e deixou desabrigados em diversos municípios, especialmente na região metropolitana de Florianópolis e no litoral norte. Até a publicação desta reportagem, não havia registro de mortes.

Às 19h30 de quinta, havia 100 desalojados em Camboriú, 50 em Itapema e 30 em Porto Belo, segundo o governo. Outros municípios contabilizavam os desalojados.

Em Camboriú, cerca de 7 mil casas foram afetadas de alguma forma pela chuva. Segundo o governo, pelo menos cinco municípios haviam decretado situação de emergência, entre eles Governador Celso Ramos, Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú, dos principais destinos turísticos do Estado.

Segundo as estações meteorológicas do governo catarinense, nesta quinta-feira havia chovido, até as 19h, 305 mm em Tijucas, 270 mm em Florianópolis, 138 mm em São José, 131 mm em Balneário Camboriú e 103 mm em São João Batista.

Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, parte do quartel do Corpo de Bombeiros desabou por volta das 13 horas. Os materiais que estavam guardados no prédio foram retirados sob chuva.

Segundo a corporação, “a situação não impactou o atendimento às ocorrências da região, que estão sendo prontamente atendidas pelas guarnições de Governador Celso Ramos, Biguaçu e São José”.

Em Camboriú, uma grávida que estava em uma casa ilhada pela chuva deu à luz um bebê. Ela recebeu ajuda de um funcionário da Defesa Civil. Segundo a prefeitura de Camboriú, o bebê e a mãe passam bem.

A rodovia SC-401, que liga o centro de Florianópolis ao norte da ilha, foi tomada pela água da chuva e o trânsito ficou caótico.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) disse que os meteorologistas não conseguiram prever a chuva e isso impediu que medidas preventivas adequadas pudessem ser adotadas. “Foi uma grande enxurrada, foram 250 milímetros (de chuva)”, afirmou, em entrevista à TV Globo.

A chuva deve continuar nesta sexta-feira, segundo o governo estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: