X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Brasileiro prefere Caribe e Mediterrâneo nos cruzeiros internacionais, mas há outras opções


Ouvir

Escute essa reportagem

Caribe e Mediterrâneo ainda são os destinos mais procurados por brasileiros para cruzeiros marítimos fora do Brasil. Um levantamento produzido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) em 2024, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que 41,8% preferem o Caribe e 36,8% escolhem a Europa.

“A gente tem tido muita procura por norte da Europa e Alasca, uma experiência muito ligada à natureza, e Ásia, despontando como um roteiro bem interessante. Claro, Caribe sempre é um dos principais destinos, mas a gente percebe uma busca principalmente entre os viajantes mais experientes para ampliar os roteiros conhecidos”, conta Estela Farina, diretora-geral da Norwegian Cruise Line Holdings (NCLH) para o Brasil.

Flávio Marques, diretor executivo da Qualitours, também cita o Alasca e acrescenta os fiordes noruegueses e a Antártica entre os destinos mais procurados, “especialmente por aqueles que buscam uma experiência de luxo combinada com expedições exclusivas”. “Esses lugares oferecem uma combinação única de aventura e sofisticação, atraindo viajantes em busca de algo extraordinário”, completa.

No entanto, conforme cresce a quantidade de viajantes do Brasil em roteiros internacionais, eles tendem a buscar destinos novos. “A MSC Cruzeiros é líder de mercado no Brasil há mais de dez anos. Nesse período, já embarcamos milhões de brasileiros nos nossos navios. Ou ele repete algum cruzeiro no Brasil – se já fez mini, faz um de sete noites –, ou faz no exterior. As portas de entrada são a América do Norte e o Caribe. Via de regra o terceiro cruzeiro é na Europa. Essa é a jornada que o cliente faz”, explica Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

Leia também

O roteiro do Costa Fortuna foi lançado no verão europeu passado. Explora as belezas de Istambul e das ilhas gregas de Mikonos, Creta, Rodes e Santorini. Inclui Sea Destinations, coleção de experiências criadas pela Costa para os passageiros vivenciarem o destino ao máximo em pontos icônicos do trajeto. Aqui, a travessia no Estreito de Dardanelos ao pôr do sol é acompanhada da dança dos dervixes, há séculos praticada na Turquia. Em meio a luzes e cores que lembram as praias douradas e as casas brancas da ilha, DJs dos clubes mais requisitados de Mikonos manterão os hóspedes dançando até altas horas durante a parada. Já em Santorini, os hóspedes podem admirar o pôr do sol, visto do mar, enquanto saboreiam o seu drinque preferido. Sai por R$ 6.680, saindo 25/6 de Atenas.

México e Jamaica

A Pixar marca presença em atrações dos navios da Disney Cruise Line, como a Plaza de Coco, primeira experiência de jantar com música e teatro inspirada na animação Viva – A Vida é uma Festa. O grande destaque, no entanto, é o espetáculo com Moana, realizado apenas no navio Disney Treasure. Como ocorre nos parques, há também experiências pagas à parte, caso da Royal Court Royal Tea, uma festa de chá com personagens para crianças de 3 a 12 anos. O cruzeiro de sete noites faz escala em Cozumel (México), George Town (Cayman), Falmouth (Jamaica) e Disney Castaway Cay (ilha da Disney). A embarcação sai de Porto Canaveral e volta ao ponto de partida na Flórida. Embarque em 12/7, a partir de US$ 6.521 para dois.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: