Avião ultrapassa pista, explode na praia e deixa ao menos um morto em Ubatuba, SP
Segundo a prefeitura, a aeronave caiu próximo de uma pista de skate
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Um avião de pequeno porte tentou pousar no Aeroporto Estadual de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, ultrapassou a pista e explodiu na praia do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira (9). O piloto da aeronave morreu.
O jatinho, que decolou do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, transportava quatro passageiros, dois adultos e duas crianças. Todos foram socorridos e levados, inicialmente, para a Santa Casa de Ubatuba.
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia afirmado que outras três pessoas, que estavam em uma pista de skate na região, tinham ficado feridas. Depois, a gestão local retificou a informação e afirmou que apenas uma mulher tinha sido atendida, com uma torção no pé.
A morte do piloto, identificado como Paulo Seghetto, que havia ficado preso na ferragens, foi confirmada às 11h23. Segundo o perfil no LinkedIn de Seghetto, ele comandava aeronaves desde 1997 e trabalhou por 12 anos na Passaredo, atual Voepass.
Os passageiros eram Mireylle Fries, uma das donas da aeronave, seu marido, Bruno Almeida Souza, e dois filhos pequenos, de 4 e 6 anos de idade. Eles estavam em uma viagem em família.
Mireylle é filha de Milton Fries e Maria Gertrudes Fries. Considerado um dos pioneiros da produção de soja em Mineiros, Milton também foi dono da empresa Real Máquinas, que vende maquinário agrícola. Ele morreu em 2012.
De acordo com o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, no momento do salvamento, o pai estava consciente e a mãe e os filhos estavam desorientados.
Após os primeiros socorros, as duas crianças e o pai foram transferidos pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. As crianças e a mãe não correm risco de morte, segundo a capitã Karoline Burunsizian, do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre o pai.
Segundo a Rede Voa, que administra o aeroporto, chovia no momento do acidente, e a pista estava molhada. O avião não teria chegado a tocar a pista, segundo fontes ligadas ao aeroporto ouvidas pela reportagem.
Imagem de uma câmera de monitoramento mostra o jatinho acertar o alambrado da cabeceira 9 do aeroporto, passar pela avenida Guarani, na orla, tocar o solo quando chega a uma praça e explodir até parar no mar na praia do Cruzeiro. No acidente, um poste e um veículo, sem ocupantes, também foram atingidos, segundo testemunhas.
Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram deslocadas para isolar o local do acidente e retirar as vítimas.
Moradores e salva-vidas foram os primeiros a tentar alguma forma de socorro, de acordo com Karol Burunsizian, capitã do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo). Vídeos nas redes sociais mostram alguns desses momentos.
Uma gravação feita pela comerciante Aline Rafaiane, 34, que trabalha perto do local do acidente, mostra um homem batendo na fuselagem do jatinho para abri-lo e socorrer as pessoas.
"Fiquei triste por ver que não temos material suficiente para resgate. Uma esmerilhadeira para abrir rápido o avião, por exemplo. Precisamos ter um suporte maior nos carros de bombeiros e resgate", disse ela.
"Não ouvi barulho, mas vi a fumaça", disse Rafaiane. "Uma vez enroscou a faixa de propaganda de um avião no mesmo lugar, mas nada comparável com esse acidente."
Uma menina foi retirada e amparada por um morador enquanto outras pessoas comemoravam o resgate na faixa de areia.
A aeronave é um Cessna Citation 525 CJ1, fabricado em 2008, com capacidade para sete pessoas, de prefixo PR-GFS. Segundo o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), o jatinho é compartilhado pela família Fries. A data de compra registrada é novembro de 2020.
Nelvo e Celso Fries detêm a maior parte, com 33,3% cada. Além deles também constam Maria Gertrudes Fries (16,66%), Leyna Fries (5,56%), Mireylle Fries (5,56%) e Crystopher Fries (5,56%).
Ainda de acordo com dados da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a aeronave estava registrada para serviços aéreos privados, e não tinha permissão para táxi aéreo. Os documentos do equipamento estavam regulares.
Investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em São Paulo, foram acionados para investigar o acidente.
Considerado bastante confiável para viagens curtas, o Citation 525 CJ1 é um jato com dois motores Williams e tem capacidade para voar até aproximadamente 2.700 km. A cidade de Mineiros, de onde partiu o avião, fica a cerca de 1.300 km de Ubatuba, local do acidente.
Com cerca de 13 metros de comprimento, o jatinho tem 14,4 metros de envergadura e pode atingir cerca de 720 km/h em cruzeiro. O modelo começou a ser comercializado no inicio dos anos 1990, passando por atualização na década seguinte.
Em sites de venda de aeronaves, o preço do Citation CJ1 varia de R$ 10 milhões a R$ 35 milhões, dependendo da configuração e do ano de fabricação.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou uma nota de pesar nas redes sociais. "Minha solidariedade às vítimas do acidente aéreo que aconteceu em Ubatuba. Infelizmente, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte do piloto da aeronave. Outras quatro pessoas, entre elas duas crianças, que estavam no avião foram socorridas com vida e estão sendo atendidas na Santa Casa de Ubatuba", disse.
Veja o momento da queda:
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