X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Ao vivo: Papa Leão XIV reza oração para fiéis na Praça São Pedro


Ouvir

Escute essa reportagem

O papa Leão XIV reza na manhã deste domingo, 11, a oração da Regina Caeli do balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eleito na quinta-feira, 8, o novo pontífice volta a falar aos fiéis no mesmo lugar onde foi anunciado ao mundo após o conclave que o escolheu.

No dia seguinte à eleição, na sexta-feira, 9, o novo líder da Igreja Católica celebrou uma missa para seus colegas cardeais na Capela Sistina.

Nesse sábado, 10, ele participou da primeira audiência formal com seus colegas cardeais, onde explicou a escolha do nome e falou sobre prioridades da sua gestão à frente da Santa Sé. Ele apontou a inteligência artificial como um dos maiores desafios do tempo atual e sinalizou que pretende dar continuidade às reformas iniciadas por Francisco.

Também confirmou que a escolha de seu nome se inspira em Leão XIII, que chefiou o Vaticano entre 1878 e 1903. Leão XIII é conhecido por ser o fundador da Doutrina Social da Igreja, ao citar pela 1ª vez em uma encíclica (a Rerum Novarum, de 1891) os problemas da classe operária após a emergência da Revolução Industrial.

Para Leão XIV, os tempos de hoje se assemelham àquela época diante das profundas transformações e dilemas impostos pela inteligência artificial, que traz uma nova Revolução Industrial, nas palavras do atual pontífice.

No fim do dia, ele fez uma visita surpresa a um templo agostiniano a 65 quilômetros de Roma e foi à Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde está o túmulo de Francisco, para quem prestou homenagem.

No próximo domingo, 18, está prevista a missa do início do pontificado, que deve ter a presença de autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende enviar o vice, Geraldo Alckmin (PSB), para representar o Brasil na cerimônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: