Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Um suspiro para Luciano Machado

| 07/07/2021, 07:38 h | Atualizado em 07/07/2021, 07:44

Pelo menos por ora, o deputado estadual Luciano Machado pode respirar aliviado. Ele conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça, após sua defesa entrar com uma ação rescisória, suspendendo a decisão transitada em julgado que já está no STJ – uma condenação a respeito de uma licitação.

A liminar barra a aplicação do acórdão que suspendeu os direitos políticos por 3 anos do deputado. Com base no acórdão, a suplente de Luciano, Claudete do Mateusão – filha do ex-prefeito de Conceição da Barra e de Pedro Canário – entrou com pedido na Assembleia para extinguir o mandato de Luciano.

A petição de Claudete se baseou no regimento interno da Ales (artigo 300, inciso IV), foi feita no último dia 26 e encaminhada para a Procuradoria, onde está atualmente. Com a liminar, a petição perde o objeto e o deputado ganha tempo, uma vez que ele responde a outros dois processos na Justiça.

De orelha a orelha
Muito tranquilo e sorridente – talvez devido à liminar –, o deputado Luciano Machado perguntou ao governador, durante sessão de prestação de contas na Assembleia ontem, se Casagrande estaria disposto a disputar a Presidência da República. O governador desconversou, disse que não é tempo de falar de eleição, mas confirmou que recebeu convite.

PSD rumo ao Anchieta?
Lideranças do PSD de Vitória se reuniram na segunda-feira. Participaram: o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael; o ex-vereador Mazinho dos Anjos e o ex-secretário estadual Zé Carlinhos da Fonseca Junior e seu filho. Segundo Davi, foi definido que o PSD terá candidato majoritário. O presidente do PSD-ES, Neucimar Fraga, não participou.

Imagem ilustrativa da imagem Um suspiro para Luciano Machado
|  Foto: AT
Eurocopa x sessão da Ales
A prestação de contas do governador ontem durou 4h30 e ocorreu ao mesmo tempo da semifinal da Eurocopa, com Itália e Espanha em campo. Não deu outra: tinha deputado com celular na sessão assistindo ao jogo. Com o Estado sendo o berço da imigração italiana no País, não iria faltar torcida.

Última semana para inscrever propostas
O deputado federal Felipe Rigoni encerra o prazo para a inscrição de propostas ao edital das emendas na próxima segunda-feira. Pelo 3º ano consecutivo, o deputado abriu edital para que a sociedade civil ou administrações públicas inscrevam projetos para concorrer a R$ 12 milhões que ele indicará ao Orçamento. Nos outros dois editais, 872 projetos foram inscritos e 36 selecionados.

Prestação de contas mamão com açúcar
O governador Renato Casagrande – que levou sua vice, Jaqueline Moraes, e mais 10 secretários para a Ales, ontem – não enfrentou muitas resistências na prestação de contas. Nem com os deputados de oposição mais ferrenha. Durante o discurso inicial, Casagrande citou a batalha que tem travado contra as fake news e falou sobre futuras agendas, como a inauguração da rodovia que liga Itaúnas a Conceição da Barra, sábado, e do aeroporto de Linhares.

Castigo
Castigo mesmo foi para os secretários que ficaram as 4h30 da prestação de contas sentados numa cadeira dura e de plástico. Alguns assessores tiveram de apelar para o gabinete parlamentar alheio para matar a fome.

Velhos tempos
Ao responder ao deputado Theodorico Ferraço, o governador Casagrande o chamou de “presidente”.

A gafe
A vice-governadora Jaqueline Moraes foi chamada para sentar à Mesa Diretora da Ales, mas ninguém a cumprimentou. No final, porém, o presidente Erick ofereceu a ela a palavra.

Quebrando a tradição
Uma tradição foi quebrada ontem: a do presidente da Ales recepcionar o governador na prestação de contas.

Só pensa naquilo
Quase não se falou sobre a pandemia na prestação de contas. O que tomou conta foi o lamento da não liberação de emendas parlamentares.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: