X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Guardiões da Natureza: uma geração em defesa do meio ambiente

Mais dois alunos tiveram textos selecionados do concurso. Revelação foi feita em visita da turma à Rede Tribuna


Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: uma geração em defesa do meio ambiente
Estudantes da escola estadual Antônio Engracio da Silva, na Serra, conheceram a Rede Tribuna |  Foto: Leone Iglesias/ AT

O Guardiões da Natureza selecionou mais dois textos do concurso de redação proposto pelo projeto. A revelação dos escolhidos ocorreu enquanto alunos da escola estadual Antônio Engracio da Silva, localizada na Serra, visitavam a sede da Rede Tribuna.

Antoni Guilherme Santos, 14, do 7º ano, e Anna Luysa Santos de Sousa, 13, do 8º ano, foram as mentes por trás dos textos vencedores e ficaram felizes com o resultado.

“Para mim, foi uma oportunidade única escrever a redação, é muito importante falar do meio ambiente. O ser humano tem destruído e desmatado e está acabando com o mundo aos poucos”, disse a estudante.

A iniciativa é realizada pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna, contemplando nove escolas situadas na Grande Vitória.

Na ação, cada unidade realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Em destaque, o questionamento: “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Os dois melhores textos de cada escola são selecionados e, em outubro, os alunos que os escreveram farão um passeio à Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.

Hemerson Costa, gerente de Projetos e Marketing da Rede Tribuna, afirmou que o projeto fortalece o laço entre os alunos com o meio ambiente.

“O objetivo é levar esses estudantes à reflexão sobre como proteger o nosso planeta. É uma semente que dará muitos frutos. Seja na comunidade escolar, seja em família, os alunos são chamados a participar do cinturão de proteção do nosso ecossistema”, comentou.

Messias Nunes de Araújo, analista de Comunicação do Grupo Águia Branca, disse que as crianças amarão a Reserva.

“É um lugar lindo, com verde para todo o lado. São animais, plantas… Tudo te prende e te faz querer voltar. Quase 100% da natureza presente ali é nativa, e temos diversos programas de conservação para garantir a preservação dela.”

Letícia Lima, professora de Língua Portuguesa da escola, disse que o projeto contribui para a criação de um pensamento crítico em relação ao que acontece no mundo da natureza.

“Quais são as leis que moldam o País e órgãos governamentais que trabalham com o meio ambiente? Eles puderam se aprofundar nesse quesito”, informou.

Fique por dentro

Guardiões da Natureza

O projeto promove o incentivo à leitura e à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fazem parte da ação.

Cada escola realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando 25 boas redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Até o mês de setembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.200 hectares mantido pelo Grupo Águia Branca em Vargem Alta.

Nas visitas, são reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em outubro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor receberão, na Reserva Águia Branca, os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.

Fonte: Rede Tribuna.


Redaçãoes selecionadas

Vida para presente e futuro

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: uma geração em defesa do meio ambiente
|  Foto: Leone Iglesias/ AT

A sustentabilidade é a capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras. Normalmente se relaciona com qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.

Sabemos que a preservação do planeta é essencial para a manutenção da vida, e a das próximas gerações depende das ações de cada um que nele habita. Mas como podemos manter um futuro mais sustentável? Descarte adequado de lixo e dos rejeitos tanto domésticos quanto industriais; separação correta do lixo orgânico, além da realização da coleta seletiva e práticas de reciclagem; utilização de energias limpas e renováveis, como é o caso da energia solar etc.

Podemos ajudar a natureza de muitas formas. De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), podemos ajudar plantando árvores, reciclando os lixos, castrando os animais de estimação e denunciando crimes ambientais. Essas são algumas das ações recomendadas pelo IAT para ajudar na proteção dos ecossistemas naturais e, assim, ajudar o mundo.

Sem a sustentabilidade, podem ocorrer efeitos negativos em todo o meio ambiente, causando mudanças climáticas, desastres naturais, epidemias, escassez de alimentos etc.

A natureza é um fator muito importante para os seres vivos, sem ela não existiria muita vida. Ela é a fonte do ar que respiramos, da água que bebemos, da comida que comemos… É a partir do meio ambiente que obtemos todos os recursos necessários para a sobrevivência.

- Antoni Guilherme Santos Santana

Cuidado para o planeta

Imagem ilustrativa da imagem Guardiões da Natureza: uma geração em defesa do meio ambiente
|  Foto: Leone Iglesias/ AT

O mundo está enfrentando um momento catastrófico que podemos dizer que é o fim. Há séculos em busca de poder e riquezas, o ser humano tem causado diversos problemas ao meio ambiente, destruindo ainda mais o nosso planeta. Por isso, temos que protegê-lo, a cada dia construindo um mundo mais sustentável.

A vida que vivemos hoje pode não ser a mesma daqui a alguns anos. Segundo dados estatísticos, a poluição do ar ambiente foi responsável por 4,5 milhões de mortes em 2019, 4,2 milhões em 2015 e 2,9 milhões em 2000 (CNN Brasil). Em 2022, 1,2 milhão de hectares de florestas foram perdidos em áreas de biodiversidade florestal em todo o mundo (Revista Exame).

O mundo está ficando decadente aos poucos, mas podemos evitar isso com pequenas ações como: reaproveitar o lixo; separar o lixo; não jogar o lixo nas ruas; economizar energia; não desperdiçar água.

A Terra é nosso lar e não podemos destruí-la. Com pequenas ações, podemos salvar o planeta e transformá-lo em um mundo mais sustentável para a nossa geração e as que virão. O ser humano pode não estar andando por esse caminho, mas lembre-se: faça a sua parte.

- Anna Luysa Santos de Sousa Lima dos Santos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: