X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Estudante é destaque em simulação da ONU nos EUA

Enzo Ribeiro ganhou certificado para utilizar em seu processo para adquirir bolsa fora do País e o título de Phenomenal Delegate


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudante é destaque em simulação da ONU nos EUA
Enzo Ribeiro participou do projeto MiniONU nacional e esteve nos EUA |  Foto: Fábio Nunes/AT

Como teria sido resolvido o conflito armamentista durante a Guerra Fria (1947-1991) com os conhecimentos apontados por jovens de hoje? Esse foi parte do desafio proposto ao estudante Enzo Ribeiro, 16 anos, que se destacou no projeto MiniONU nacional e esteve nos EUA entre os dias 30 de janeiro e 2 deste mês.

Estudante do Sesi Jardim da Penha, ele participou da Harvard Model United Nations (HMUN), uma simulação de relações internacionais de quatro dias para alunos do ensino médio, com participação de 150 países.

“O problema se passa em 1966, hipoteticamente na sede da ONU, onde todos os países estão presentes. A gente, representando delegados ou figuras históricas de algum país, tem que defender nosso posicionamento, fazer resoluções e fazer discursos diplomáticos, tentando convencer os delegados do porquê que a sua solução, a situação do seu país, é melhor do que a de outro delegado. Tudo é por meio de votação. Então, se você não faz uma solução eficiente, os outros delegados não votam na sua resolução”, explica Enzo.

As soluções que o estudante propôs dentro de seu comitê se referem à questão de armas atômicas, de destruição em massa. “Tem muita questão ambiental, de saúde, das pessoas que sofreram com radiação, das bombas atômicas da época”, exemplifica.

Enzo ganhou um certificado assinado pelo secretário-geral da HarvardMUN, que vai utilizar em seu processo para adquirir sua bolsa em Harvard, Yale ou outra universidade. Além disso, a mesa-chefe da simulação deu a ele um título informal de “Phenomenal Delegate” por sua proatividade, talento e eficiência.

Mas a participação do estudante, além do aprendizado, certificado e do título, rendeu a ele conexões com jovens de outros países que ele pretende manter.

“Eu estou em contato com várias delegados do Peru, da Austrália, da França, um monte de gente. Consegui desenvolver também minha comunicação, trabalho em equipe, essa parte mais de relações internacionais. Eu aprendi mais sobre como funciona, como que é ser um delegado mesmo, nessa questão mais internacional, mais global”, afirmou.

Enzo conta ainda que conseguiu realizar um de seus sonhos, que era conhecer a cidade de Boston. “Era um dos meus sonhos. Boston era uma das cidades que eu gostaria de ir visitar”.

Metodologia de ensino integra várias áreas de conhecimento

Para desenvolver alunos com habilidades capazes de conquistar premiações, o Sesi pensa na formação completa dos estudantes, de acordo com a gerente-executiva de Educação do Sesi no Espírito Santo, Tatiane Franco.

Ela conta que todos os alunos participam da metodologia voltada ao Modelo Intercolegial de Ações Diplomáticas (Miad). Tatiane explica que o Sesi trabalha a metodologia Steam, que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Enzo Ribeiro, que se destacou no projeto MiniONU nacional, já participa do programa da F1 School, campeonato, que faz parte de um projeto internacional.

A equipe Pocadores Racing Team, do Sesi Jardim da Penha, participou do World Finals 2024, realizado em Dhahran, na Arábia Saudita, e trouxe dois prêmios para casa: categoria Nose Challenge (troca de bico mais rápida do carro) e categoria Identity Award (prêmio de identidade visual).

Na edição mundial, em Singapura, em 2023, a escuderia conquistou o prêmio de Escrutínio FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: