X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Aracruz desiste de abertura total e volta a fazer rodízio em comércios


Classificada como risco alto para contaminação pelo novo coronavírus, a cidade de Aracruz, no Norte do Estado, decretou nesta semana o fim do sistema de rodízio para funcionamento de comércio para realizar a abertura total das lojas. No entanto, após reunião pela internet com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde desta quinta-feira (9), o município desistiu da medida e vai voltar ao esquema de revezamento.

O decreto atual vale até o domingo (12). A partir de segunda-feira (13), quando o novo decreto entrar em vigor, os estabelecimentos vão voltar a obedecer ao sistema de abertura em dias pares e ímpares (em um dia, funcionam as lojas de produtos relacionados ao corpo e, no outro, os demais segmentos).

O prefeito Jones Cavaglieri reforçou que o município vai cumprir o decreto do Estado em relação à alternância para o funcionamento do comércio, mas propôs ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, uma mudança no horário para essa abertura.

Pelo decreto estadual, as cidades com mais de 70 mil habitantes, como é o caso de Aracruz, devem abrir as lojas das 10h às 16h. Cavaglieri pediu ao secretário para que o horário de 12h às 18h possa ser mantido.

“É um pleito, principalmente, dos comerciantes das regiões de Jacupemba e Guaraná, que são regiões em que os moradores em maioria são proprietários rurais, saem cedo de casa e chegam após 16h30. Nesse caso, eles não têm acesso às lojas para comprar uma ferramenta ou adubo, por exemplo”, justificou ele.

O prefeito voltou a destacar que, embora a população seja de cerca de 100 mil pessoas, a cidade é dividida em três setores, como a sede, litoral e zona rural, fazendo com que o deslocamento desses locais até à sede seja de cerca de 35 quilômetros.

“O secretário vai propor isso ao comitê do Estado”, informou Cavaglieri sobre a mudança de horário para abertura das lojas na cidade.

Em nota, a Sesa informou que “o prefeito concordou em voltar a adotar a Matriz de Risco proposta pelo Governo do Estado e afirmou que irá compor mesas de debate no município para contribuir com o aperfeiçoamento das medidas qualificadas a cada nível de risco”.

O prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, outra cidade do risco alto que havia anunciado a abertura do comércio sem rodízio, também participou da reunião online.

Além dos prefeitos e do secretário estadual da Saúde, ainda estiveram na reunião a secretária de Saúde de Aracruz, Clenir Avanza, o Procurador-Geral da cidade, Wagner Carmo, a promotora de Justiça de Aracruz, Mariana do Amaral, o secretário de obras e infraestrutura, João Paulo Calixto, e o secretário de comunicação, Alcione Pinheiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: